Triumph Rat Motorcycle Forums banner

Daytona 955i (C.E.) 2002 - orientação e recomendações

1 reading
6.3K views 16 replies 8 participants last post by  Daytonacent  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Desculpem a longa publicação, novo membro aqui, tenho andado nestes fóruns há algumas horas e sinto que é melhor postar numa tentativa de esclarecer as minhas dúvidas, antes de cometer um erro.

Estou prestes a fazer um negócio de uma moto usada - uma Daytona 955i de 2002 muito fixe e é uma Edição do Centenário, pela qual tenho ansiado há muitos anos (não é bem o unicórnio, mas perto disso).
O negócio vai ser feito através de um pequeno concessionário de motos usadas, que também vai aceitar a minha moto antiga (GSXR1100-WP) para cobrir a maior parte das despesas com a compra desta '02 Daytona 995i.

Antes de prosseguir com as minhas dúvidas/perguntas, devo dizer que tive uma Daytona T595i de 1999 há muitos anos e não tive quaisquer problemas de fiabilidade durante os três anos em que a tive. Esta é uma das razões pelas quais me senti confiante para fazer este negócio da Daytona 955i de 2002.
Também, que não sou mecanicamente inclinado, e certamente não estou no lado elétrico das coisas de manutenção, embora conheça um mecânico de motos que pode ajudar.
E que vivo na Europa, por isso obter peças fora da UE torna-se caro e também demora muito mais tempo a receber.

De qualquer forma, e para meu espanto, agora leio algumas coisas preocupantes sobre o sistema de carregamento (fraco), problemas de estator e retificador nestes modelos.
Eu não estava ciente de nada disso, mas estou feliz que os membros aqui (grande comunidade) tenham entrado nisso e partilhem o conhecimento:

Então, li estes e outros tópicos onde esta questão do sistema de carregamento fraco é mencionada, e as possíveis soluções.
Para ser franco, é um pouco de informação demais para o meu pequeno cérebro, não tenho a certeza de qual é a solução mais prática (mais fácil?) para evitar possíveis problemas futuros.

Li as diferenças entre Series e Shunt R/R, os diferentes modelos Shindengen, etc.
Parece que também precisa de cabos, fusíveis de 30A, conectores e uma placa de dissipador de calor...
Então parece que existe uma solução mais "plug n play" (mas será?) de acordo com esta publicação de DEcosse: Diagnóstico do sistema de carregamento - Atualização do retificador/regulador

.........:unsure:o_O

Então, no final, aqui estou eu, confuso com estes problemas, agora muito inseguro sobre o negócio, e por que procuro o seu conselho, o que fazer em relação a este possível problema.
As minhas perguntas são:
  1. É certo que o sistema de carregamento da '02 Daytona 955i vai falhar em algum momento e deixar-me encalhado, seguido de mais despesas em reparações?

2. Supondo que seja, e se eu realmente precisar ir por esta rota preventiva com R/R e etc, qual destas soluções particulares é a mais fácil de fazer e menos dispendiosa?
    (novamente, note que estou na UE.)

3. Existem outros aspetos problemáticos específicos dos modelos pós-2001 955i que devem ser observados?

Muitos agradecimentos por qualquer assistência antecipadamente!
Saúde!

#3 ·
Para ser honesto, ninguém sabe se sua moto vai falhar. É verdade que o sistema de carregamento de todas as Daytonas é fraco, no entanto, esse é o caso de muitas motos. Tenho um amigo que guarda um regulador sobressalente sob o assento em uma SV650! Eu instalaria um pequeno voltímetro e ficaria de olho nele e, se começasse a cair, voltaria para casa o mais rápido possível, com sorte você chegará na bateria antes de quebrar.

Ah, e enquanto você estiver com o assento do motorista fora, verifique se há superaquecimento nos fios amarelos ou na caixa de fusíveis e pergunte ao vendedor se o R/R foi trocado....

O prazer supera em muito quaisquer problemas potenciais de carregamento que você possa encontrar!

#4 ·
Muitas motocicletas têm sistemas elétricos/de carregamento fracos. Estes não são muito difíceis de remediar com um pouco de pesquisa e habilidades mínimas. Principalmente, atualize os fios e conectores pesados no sistema de partida e carregamento e atualize o RR para MOSFET ou SERIES, conforme descrito nos artigos. Então você terá uma moto bastante confiável.

#5 ·
O facto de estar na UE torna tudo muito mais fácil, as peças são fáceis de obter em segunda mão em locais como Boonstra motoren Holanda. Mude o regulador/retificador para o tipo Shindengen Series, faça o bypass da caixa de fusíveis e está praticamente pronto.

#6 · (Edited)
Muito obrigado a todos que responderam!

O facto de estares na UE torna tudo muito mais fácil, as peças são fáceis de obter em segunda mão em locais como Boonstra motoren Holanda. Mude o regulador/retificador para o tipo Shindengen Series, faça a derivação da caixa de fusíveis e está praticamente pronto.
Parece um plano.
Não consigo fazer isto sozinho, mas estava agora ao telefone com o mecânico que me pode ajudar.

De qualquer forma, na próxima semana deve ser altura de fechar o negócio e trazer o '02 955iCE para a minha garagem..... 🤞

#7 · (Edited)
OK, mais perguntas sobre a troca/atualização do RR na '02 Daytona 955i (C.E.)....

:unsure: Então, se eu entendi corretamente, é isso que eu deveria pegar?

• Shindengen Series tipo R/R ?
    ...mas qual?
    Os FH012AA e FH020AA são os mais acessíveis do grupo (muitos por aí por 50,00€, de segunda mão), mas parece que, sendo "MOSFET", eles encurtarão a vida útil do estator.
    Vejo que o SH775, usado em modelos Polaris, pode ser uma solução melhor do que estes, também para os grandes Triples(?), porque não é MOSFET, mas SCR, o que se traduz em temperaturas mais baixas e menos desgaste no estator - vale a pena ir para este, para caber em uma '02 Daytona 955?
    O mais recomendado que vejo é o SH847AA (peça Suzuki n. 32800-31J00-000, para VSTROM 1000 anos 2014-2021), que também não é MOSFET e, portanto, melhor para a vida útil do estator. O problema é que este é MUITO mais caro do que estou vendo na internet (275,00€+ apenas para o R/R!). Vale realmente a pena considerar seu alto preço?

• Cabos reforçados (com terminais apropriados) ?
    Presumo que os cabos adaptadores mencionados da Triumph (peça n. T2500676, "Link Lead") sejam bons para qualquer um dos R/Rs Shindengen mencionados?
    Pergunto isso porque vejo postagens com pessoas "fazendo os seus próprios" (calibre maior), e esta é a parte que me confunde sobre qual caminho seguir.

• Desvio da caixa de fusíveis ?
    Se usar o "Link Lead" Triumph mencionado (peça n. T2500676), não será plug n'play e dispensará o desvio da caixa de fusíveis?
    Não tenho ideia de como fazer isso (é tudo chinês para mim), mas o mais rápido possível mostrarei tópicos/postagens onde essa coisa é mencionada ao mecânico, que pode entender isso imediatamente.

Espero que você possa me ajudar com essas perguntas e muito obrigado antecipadamente. 🙂

#8 ·
Kfm-motoraeder tem Shindengen Sh847 por menos de 200€, essa é a melhor oferta que consegui encontrar quando fiz o meu no inverno passado. Suzuki Genuine Motorcycle spare parts - KFM-Motorraeder SH847 tem um ótimo desempenho, a tensão de carregamento é muito estável em toda a faixa de rotação, ela sempre fica em 14,4-14,5V. Você também pode usar um desses tipos MOSFET, eles são amplamente utilizados em várias marcas e modelos e funcionam bem, mas eles realmente estressam mais o seu estator, pois ele sempre carrega na corrente máxima.

#9 · (Edited)
Obrigado h_aapalahti (y)

Ainda um pouco caro e... sem estoque. :cautious: suspiro
Image

As alternativas que vejo são SH847 (o que presumo serem réplicas chinesas) encontradas na Amazon espanhola...
Image

...ou o SH775 mais acessível no Ebay para a Europa.

:unsure: Qual a sua opinião sobre estes R/R?

Além disso, posso encomendar a peça Triumph "Link Lead" (n.º da peça T2500676) da Espanha por ~30,00€ (+portes).

Este "Link Lead" é uma solução confiável plug n' play para encaixar estes Shindengen R/R na Daytona 955i 2002-2006?

Obrigado por quaisquer respostas.

#10 ·
Obrigado h_aapalahti

Um pouco caro e... sem estoque. :cautious:

View attachment 786852

As alternativas que tenho são (o que presumo ser) réplicas chinesas SH847 encontradas na Amazon espanhola:

View attachment 786854

....ou o SH775 mais acessível encontrado no Ebay:
Essas réplicas chinesas são unidades shunt ruins que falham após um mês. A solução de orçamento seria uma unidade MOSFET de segunda mão de algum lugar como Boonstra motoren, pois elas custam a partir de 50€ e há muito por onde escolher, essas unidades originais Polaris de menor capacidade às vezes aparecem no ebay também. É uma atualização cara, mas, na minha opinião, se isso o impedir de ficar parado na beira da estrada no meio do nada, mesmo que uma vez, com certeza vale a pena. E esses estatores também não são gratuitos, é bom evitar que ele se queime.

#12 · (Edited)
Ok, entendido. (y) Novo ou usado, deve ser genuíno Shindengen.

O SH775 (usado nos modelos Polaris) é uma solução R/R viável para os modelos Daytona 955i 2002-2006?

E o "Link Lead" da Triumph (n.º da peça T2500676) é uma solução plug and play confiável para instalar estes R/R Shindengen nos Daytona 955i 2002-2006?

#13 ·
Recentemente comprei uma 955i de 2003, passei muito tempo a fazer uma remodelação geral, uma revisão completa e algumas atualizações.

Depois de alguma pesquisa, optei por uma atualização MOSFET para o R/R. Usando o cabo de ligação plug and play, instalei um regulador/retificador FH020AA. Funciona bem e a regulação de tensão é ótima, não aquece nada.

Não compre nada chinês do eBay, etc. Obtenha uma peça genuína. O FH020AA é instalado em muitas motos modernas. Tenho um em segunda mão que veio de uma Ducati 899 com baixa quilometragem, custou-me $60aud entregue. Se se familiarizar com a sua aparência, pode pesquisar no eBay por um "regulador retificador" e, em seguida, percorrer os anúncios para encontrar um a um preço baixo. Eles terão "FH020AA" impresso neles, para que possa confirmar qual é a peça através das fotos do item.

Estas são as únicas modificações que fiz ao sistema de carregamento. Os fusíveis e a fiação parecem estar bem. Caso contrário, instalei uma bateria de lítio e atualizei parte da fiação para o solenóide de partida.

#14 · (Edited)
Bem, eu fui ver a moto ao vivo e, no final, o velho ditado se aplica... "se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é verdade". Fui, para ser franco, bastante confuso, se não realmente chocado.... o_O ...definitivamente não parecia a mesma motocicleta nas fotos postadas pelo vendedor.

Cada parafuso (e eu realmente quero dizer cada um!) está enferrujado, o mesmo para a corrente e os coletores de escape....
As (supostas) peças de carbono da 955i C.E. nesta eram, em vez disso, de plástico com vinil de carbono barato por cima....
A caixa de fusíveis estava queimada, e o fusível de 30A foi reparado com uma solução amadora de fio solto....

Testando com um multímetro, não conseguiu manter mais de 13,2v com o motor funcionando de marcha lenta até 5000RPM, com breves valores esporádicos de 14,0v acima de 5.000 RPM.
O motor soava bem com o escapamento Yoshimura, mas, sim, acho que esse foi o único bom aspecto a ser notado.

A coitada foi negligenciada, e o pior que consigo lembrar em qualquer concessionária de motos usadas. Vergonha para o proprietário anterior, você não faz isso com uma máquina tão maravilhosa. (n)

Infelizmente, outras Daytonas pós-2002 anunciadas estão além do meu orçamento, então vou parar por agora. :cautious:

Quero expressar minha gratidão a todos que ajudaram, todos vocês são um exemplo do que torna esta uma grande comunidade. :) Obrigado.

#15 ·
Bem, eu fui ver a moto ao vivo e, no final, o velho ditado se aplica... "se parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é verdade".
Eu fiquei, para ser franco, bastante confuso, se não realmente chocado.... o_O ...definitivamente não parecia a mesma motocicleta nas fotos postadas pelo vendedor.

Cada parafuso (e eu realmente quero dizer cada um!) está enferrujado, o mesmo para a corrente e os coletores de escape....
As peças (supostas) de carbono da 955i C.E. nesta eram, em vez disso, de plástico com vinil de carbono barato por cima....
A caixa de fusíveis estava queimada, e o fusível de 30A foi corrigido com uma solução amadora de fio solto....

Testando com um multímetro, não conseguiu manter mais de 13,2v com o motor funcionando de marcha lenta até 5000RPM, com breves valores esporádicos de 14,0v acima de 5.000 RPM.
O motor soava bem com o escapamento Yoshimura, mas, sim, acho que esse foi o único bom aspecto a ser notado.

A coitada foi negligenciada, e o pior que consigo lembrar em qualquer concessionária de motos usadas. Que vergonha para o proprietário anterior, você não faz isso com uma máquina tão maravilhosa. (n)

Infelizmente, outras Daytonas pós-2002 anunciadas estão além do meu orçamento, então vou parar por agora. :cautious:

Quero expressar minha gratidão a todos que ajudaram, todos vocês são um exemplo do que torna esta uma ótima comunidade. :) Obrigado.
Olá, você ainda está procurando uma Daytona 955 CE de 2002?
Eu tenho uma na Escócia, verde corrida britânico, baixa quilometragem, em ótimo estado. Eu atualizei a fiação do alternador e instalei um novo reg/rec da ElectrexWorld (tenho recibos).
Se você estiver interessado, me avise e podemos conversar.
Atenciosamente, Gordon

#17 ·
O problema reside no facto do rectificador estar dentro da carenagem do assento e não ser arrefecido. Isso danificará a bateria ao longo do tempo e pode levar a danos no alternador. A solução foi muito simples: realocar o rectificador em frente ao radiador. Eu sei, parece um pouco louco, mas resolveu todos os meus problemas