Triumph Rat Motorcycle Forums banner

Melhorando o desempenho no T120

6.4K views 40 replies 17 participants last post by  Dougl1000  
#1 ·
Recentemente comprei uma Triumph Bonneville t120 de 2018 com 8 mil milhas como minha primeira moto, e desde então coloquei um pouco mais de 6 mil milhas nela.

Fiz uma remoção do catalisador e obtive uma afinação DNK para isso, mas ainda quero mais desempenho e uma velocidade máxima mais alta na moto sem sacrificar minha aceleração.

Eu sei que as Bonneville não são motos esportivas, e eu amo a aparência da minha t120, mas eu queria saber quais atualizações de desempenho outros membros fizeram, e se há alguma melhoria importante a ser feita com minha moto.

#2 ·
A velocidade máxima seria governada pelo limitador de rotação e pela relação de transmissão, assumindo que você pode atingir o limite de rotação na 6ª marcha. Você pode colocar um came de desempenho nele, cabeças de alta compressão, retificar os assentos das válvulas e trocar por válvulas superdimensionadas, mas você ainda é governado pela engrenagem e pelo limitador de rotação. Muitos diminuem um pouco a engrenagem e apreciam a melhor aplicação de potência na roda traseira em detrimento de um pouco de velocidade máxima e mpg.

Ouvi dizer que a T120 atinge cerca de 108 mph, a Thruxton mais perto de 120. Talvez uma Thruxton ou Speed Twin se encaixasse melhor em suas necessidades do que a T120.

#4 · (Edited)
A velocidade máxima seria governada pelo limitador de rotação e pela relação de transmissão, assumindo que você pode atingir o limite de rotação na 6ª marcha. Você pode colocar um came de desempenho, cabeças de alta compressão, retificar os assentos das válvulas e trocar por válvulas superdimensionadas, mas você ainda é governado pela engrenagem e pelo limitador de rotação. Muitos diminuem um pouco a engrenagem e apreciam a melhor aplicação de potência na roda traseira, em detrimento de um toque de velocidade máxima e mpg.

Ouvi dizer que a T120 atinge cerca de 108 mph, a Thruxton mais perto de 120. Talvez uma Thruxton ou Speed Twin se encaixasse melhor em suas necessidades do que a T120.
Até onde eu sei, a velocidade máxima é governada pela ecu, não pelo limitador de rotação. Alguém fez a matemática uma vez e se a ecu não cortasse a faísca na velocidade máxima governada, você poderia ultrapassar 150 mph. Editar, agora estou pensando que talvez estivesse mais perto de 140. Não consigo me lembrar.

#3 ·
Poderá ser necessário atualizar os travões, pois o equipamento padrão da T120 está no limite para o desempenho da moto.

#7 ·
Também depende de como o "desempenho" é definido. O motor de alto torque do T120 foi projetado para puxar como um cavalo de tração em qualquer marcha. As curvas de potência e torque são quase planas, então rotações mais altas não resultam em maior desempenho. Raramente vejo o lado alto de 4.000 RPM nas mudanças, porque sei que rotações mais altas não me dão nada. Esta é uma característica de design deste motor e apenas deste motor, e é uma maravilha. Passar pelas marchas em busca de picos de potência que não existem é inútil. O motor simplesmente não precisa disso. Aprenda a ouvir o que a moto está te dizendo.
Agora, percebo que minha Scrambler 1200 não é idêntica, mas com certeza faz uma grande diferença lá. Olhando para o gráfico do dinamômetro t120, você está produzindo cerca de 50 cv a 4000 rpm e 70 cv a 6000 rpm. O que eu esperaria, e é definitivamente um aumento. Você precisaria de uma curva de torque muito descendente para obter uma saída de potência plana em rotações.

#6 ·
Com uma curva de torque plana, a potência aumenta linearmente. O limite de rotação não restringirá a potência no motor original porque o torque diminui. Acho que 150 mph é muito otimista sem uma carenagem completa. Você pode fazer todo tipo de coisa no motor para obter mais potência, incluindo um supercharger. Por que se preocupar? É uma Bonneville. Pegue uma moto diferente para a grande potência. Como uma Rocket ou uma M1000RR.

#12 ·
Você consegue atingir a linha vermelha em 6ª marcha? Mudei para uma roda dentada traseira de 42T na minha T120, o que resulta em 60 mph a 3000 rpm em 6ª, ela vai até 6000 rpm ou 120 mph. É uma moto nua e não é divertido andar a qualquer distância acima de 70 mph sem pelo menos um para-brisas para remover um pouco da pressão do vento na parte superior do corpo. Por outro lado, minha BMW K1300GT é muito confortável em velocidades de autoestrada, mas é totalmente carenada e tem 160 cv. Além disso, se você não mora entre as Montanhas Rochosas e o rio Mississippi. É difícil encontrar qualquer lugar com um limite de velocidade acima de 70. A T120 gosta das estradas secundárias e das duas faixas. Se você precisa de alto desempenho, precisa de uma moto diferente.

#13 ·
Recentemente comprei uma Triumph Bonneville t120 de 2018 com 8 mil milhas como minha primeira moto, e desde então coloquei um pouco mais de 6 mil milhas nela.

Eu fiz uma remoção do catalisador e consegui uma afinação DNK para isso, mas ainda quero mais desempenho e uma velocidade máxima mais alta na moto sem sacrificar minha aceleração.

Eu sei que as Bonneville não são motos esportivas, e eu amo a aparência da minha t120, mas eu queria saber quais atualizações de desempenho outros membros fizeram, e se há alguma melhoria importante a ser feita com minha moto.
Talvez outro tipo de moto seria o melhor caminho.

#24 ·
Ok, eu entendo.....qual o tamanho do motor na MT07......é muito mais leve que uma T120.....então é muito injusto com a T120, você não acha?
Sim, é muito mais leve, mas a MT07 também tem apenas 45 lb-pés de torque, junto com um motor de 700cc. Eu acredito que a t120 deveria ser capaz de fazer isso, especialmente considerando que a mt07 também é uma moto naked

#26 ·
Aumentar o fluxo de ar através da remoção da caixa de ar e alguns tubos sem defletores daria uma velocidade máxima mais alta?

#28 ·
Parece que você otimizou a moto para obter o máximo de desempenho possível. Gastar dinheiro para obter mais 4 cavalos de potência o levará a nunca mais ver esse dinheiro, e, considerando tudo, raramente você estará no pico de potência para aproveitar isso. Tenha em mente que a moto tem limitações com o quadro, amortecedores, garfos, etc., que entram em jogo. Se você quer acelerar e tentar alcançar mais de 100 cavalos de potência, acho que a melhor opção é comprar uma moto feita para isso.

#29 ·
Acho que todos nós estamos esquecendo o lema da Pirelli "potência não é nada sem controle". Os principais limites de desempenho da T120 não estão em seu motor, mas em suas suspensões, freios e estrutura. É muito fácil colocar este motor muito longe em velocidade ou potência. Apenas alguns segundos são necessários para ajustar a moto para mais de 100MPH ainda em 4ª marcha, e ainda ter mais marchas e mais de 2000 RPMs a mais. Mas a menos que você esteja em uma estrada muito longa e reta em uma estrada de muito boa qualidade de asfalto... então você terá que frear e se inclinar... e é aí que você descobrirá facilmente que ultrapassou os limites. Ou, em vez disso, ficar abaixo do que o motor poderia fazer. Se não for suficiente, eu começaria a fazer grandes mudanças na suspensão, nos freios e provavelmente no guidão. Depois disso, talvez você ainda precise de mais potência, ou talvez não.

#30 ·
Eu acho que todos nós estamos esquecendo o lema da Pirelli "potência não é nada sem controle".

Os principais limites de desempenho da T120 não estão em seu motor, mas em suas suspensões, freios e estrutura.

É muito fácil colocar este motor muito longe em velocidade ou potência. Apenas alguns segundos são necessários para ajustar a moto para mais de 100MPH ainda em 4ª marcha, e ainda ter mais marchas e mais de 2000 RPMs a mais.

Mas a menos que você esteja em uma estrada muito longa e reta em uma estrada de muito boa qualidade de asfalto... então você terá que frear e se inclinar... e é aí que você descobrirá facilmente que ultrapassou os limites.

Se sentir que não é suficiente, eu começaria a fazer grandes mudanças na suspensão, freios e provavelmente no guidão. Depois disso, talvez você ainda precise de mais potência, ou talvez não.
Em outras palavras, compre a Speed Twin 1200 RS.

#32 ·
Falando em dinheiro pelo ralo, gastar $3-$4K na T120 para 'melhorar' o manuseio, você pode dizer adeus a esse dinheiro com certeza. Ninguém mais vai reconhecer o valor desses componentes, e a arquitetura está toda errada para tentar fazer a clássica rodar como uma CBR1000RR. Pegue a Bonneville T120 pelo que ela é, um passeio de Cavalheiros com bom desempenho e ótima aparência. Seu valor de troca pode até ser menor com todas as modificações na T120, a maioria das pessoas que compram uma moto de 2º dono estará procurando uma moto praticamente original, as modificações podem proporcionar um passeio muito duro para o comprador que está procurando a clássica moderna. A melhor aposta e a felicidade geral será ir com a Speed Twin 1200Rs... uma moto projetada mais para o que você procura em termos de desempenho. No final das contas, você não gastará um centavo a mais para fazer as modificações pesadas de que você está falando.

#34 ·
Falando em dinheiro pelo ralo, gastar $3-$4K na T120 para 'melhorar' o manuseio, pode dizer adeus a esse dinheiro com certeza. Ninguém mais vai reconhecer o valor desses componentes, e a arquitetura está toda errada para tentar fazer a clássica rodar como uma CBR1000RR. Pegue a Bonneville T120 pelo que ela é, um passeio de cavalheiros com bom desempenho e ótima aparência. Seu valor de troca pode até ser menor com todas as modificações na T120, a maioria das pessoas que compram uma moto de 2º proprietário estará procurando uma moto praticamente original, as modificações podem proporcionar uma pilotagem muito dura para o comprador que está procurando o clássico moderno. A melhor aposta e a felicidade geral será ir com a Speed Twin 1200Rs... uma moto projetada mais para o que você procura em termos de desempenho. No final das contas, você não gastará um centavo a mais para fazer as modificações pesadas de que você está falando.
Considerei exatamente suas sugestões para minha T120 2017 em 2020, mais um came. Então, testei uma R1250R que tem tudo em abundância e fiz a grande mudança. A propósito, o kit Brembo para a T120 ainda não oferece pinças montadas radialmente.
Eu nem mesmo possuo uma T120, nem gostaria de mais desempenho do que já tenho na minha speedmaster.

Nem sugiro a opção que alguém que queira melhorar deva tomar, que é fazer modificações.

Mas eu amo minha moto. E se amanhã eu sentisse que alguns recursos precisam ser aprimorados (sejam quais forem), eu possivelmente preferiria modificar do que mudar. Já investi mais do que isso em melhorias na minha moto, não para transformá-la em mais rápida, mas em uma moto de turismo confortável.

Eu também poderia ter optado pela opção padrão de comprar uma Honda NT ou uma BMW RT, mas essa não é a moto que eu quero. E não tenho problemas com o fato de não haver "aumento do valor de venda"... não quero vender minha moto nem vou querer até que ela morra ou eu não consiga mais andar.

E eu conheço alguns caras que amam suas T100 ou T120 da mesma maneira. E não gostaria de ouvir "mude sua moto" se perguntasse sobre melhorias.

Na verdade, essa parece ser a posição do OP. Ele não perguntou se deveria manter ou trocar a moto, ele perguntou o que ele pode fazer, sem notar "ser barato" ou "não investir muito no valor da moto".

Conhecendo todos os fatos, todos poderão tomar a decisão certa para sua própria felicidade. Seja manter a moto como está, comprar uma nova ou modificar a T120.

#35 ·
Não se preocupe, estamos apenas a partilhar os nossos pensamentos e experiência sobre a publicação que pergunta sobre o aumento da potência do motor. Tendo possuído 49 motociclos e aprendendo da maneira mais difícil o que funciona para alcançar o resultado desejado, dou a minha opinião. Experimente possuir uma Harley algum dia... você saberá EXATAMENTE o que quero dizer :);):(:mad::confused::cool::p:oops:!

#36 · (Edited)
Não se preocupe, estamos apenas a apresentar os nossos pensamentos e experiência na publicação que pergunta sobre o aumento da potência do motor. Tendo sido proprietário de 49 motociclos e aprendendo da maneira mais difícil o que funciona para atingir o resultado desejado, dou a minha opinião. Experimente ter uma Harley um dia... você saberá EXATAMENTE o que quero dizer :);):(:mad::confused::cool::p:oops:!
Bem, a publicação não está a perguntar sobre "aumentar a potência do motor". @Dillonb está a perguntar sobre "Melhorar o desempenho". Não exatamente a mesma coisa. :p

E, na verdade, eu tive uma Sportster 1200 no passado. :)

E também gastei uma pilha de dinheiro a melhorá-la. :LOL: Embora não tanto e com a mesma convicção que na minha Triumph, claro. :sneaky:

Conheço um monte de caras que mudaram o motor das suas HDs por algumas dessas unidades de desempenho alternativas da S&S. Eu até conheço um cara que colocou um motor Honda CB1100 numa Dyna :eek:.

E também tenho um amigo próximo que é mecânico profissional e, há alguns anos, esteve envolvido na preparação de uma HD para algumas corridas de velocidade de teste na pista de Bonneville:
Image
Image

Obviamente, custou uma quantia insana de dinheiro, e é difícil reconhecer a origem, mas tenho a certeza de que essa moto (que começou por ser uma Harley) poderia fazer uma BMR 1200R parecer lenta. :LOL:

E aposto que existem muitos casos semelhantes que começaram com uma Triumph Bonneville e terminaram com uma moto pronta para corridas de pista.

Claro que esse é um caso extremo, e sem dúvida, por pura consideração económica, escolher e manter a moto em série é o mais eficiente.

Mas muitos de nós temos essa rentabilidade muito baixa nas nossas prioridades quando falamos sobre "a minha moto" :D:D e a resposta à pergunta "o que é mais simples, mais barato e mais fácil de obter desempenho" e "o que eu poderia fazer à minha moto" pode ter respostas muito diferentes. 😋

#38 ·
Contacte nevillelushracing.com e pergunta-lhe o que é possível para uma T120 de 2018.
Doug, estás a levar isto demasiado a sério :).

O OP é um jovem de 18 anos com a sua primeira mota a correr com o seu amigo numa Yamaha MT-07 a 90 mph e que quer uma velocidade máxima mais alta.

Quando ele contactar Neville Lush, ele provavelmente já terá falecido!

Atenciosamente,

John

#40 ·
Como foi dito na escola de engenharia para os princípios de aerodinâmica do voo. Pergunta - o que faz um avião voar? Resposta - DINHEIRO faz um avião voar e o Harrier Jet prova isso! Qualquer coisa pode ser feita rapidamente, mas quanto dinheiro vale para obter alguns cavalos de potência a mais do motor projetado para uma ampla curva de torque e potência?

#41 ·
Como foi dito na escola de engenharia para os princípios de aerodinâmica do voo. Pergunta - o que faz um avião voar? Resposta - DINHEIRO faz um avião voar e o Harrier Jet prova isso! Tudo pode ser feito rápido, só que quanto dinheiro vale a pena para obter alguns cavalos de potência a mais do motor projetado para uma curva de torque e potência ampla?
Alguns cv podem não valer a pena, mas adicionar 10-20% pode valer a pena. Por US$ 5 mil, você pode transformar uma Rocket III de 130 cv na roda em uma Rocket III de 200-260 cv na roda. As pessoas fazem isso. O que você vai fazer com toda essa potência é outra questão.