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Mudança do respiro do cárter, potência grátis!

219K views 254 replies 91 participants last post by  corny15  
#1 · (Edited)
Jesus!...não outra das longas e tediosas escritas de Forchetto...sim pessoal, tragam a pipoca...:)

A remoção dos gases de blowby do cárter é especialmente importante em motores de 360 graus, pois a subida e descida simultâneas de ambos os pistões movem uma enorme quantidade de ar dentro do cárter. Os motores de 180 graus, por outro lado, tendem apenas a mover o ar ao redor do cárter. Os motores de motos mais antigos tinham todo tipo de válvulas de respiro e armadilhas de óleo estranhas e maravilhosas, algumas tão ineficientes que os fabricantes direcionavam o fluxo de gases oleosos para a corrente de transmissão e afirmavam que era "um lubrificador automático de corrente".

A maioria apenas deixava os gases jorrarem para a parte traseira da moto através de uma mangueira longa.

Nos anos 70, as leis de emissão entraram em vigor, proibindo os respiros abertos, então os fabricantes redirecionaram toda a porcaria para os carburadores para serem reciclados e queimados.

Esses gases de blow-by efetivamente diminuem a classificação de octanas da mistura que entra, diluindo a carga, deslocando o oxigênio e, sendo quentes, também diminuem a densidade da carga. Ambos os efeitos tendem a prejudicar a saída de torque/potência.

A névoa de óleo transportada nos gases também pode deteriorar os sensores O2 nas motos EFI, e não faz nenhum favor a coisas como os sensores de temperatura de entrada de ar e MAP e outros componentes nos corpos de borboleta.

Redirecionar os gases de blow-by para longe da caixa de ar também ajuda a manter os carburadores ou corpos de borboleta e outros componentes internos mais limpos. Os elementos filtrantes de papel logo se contaminam com óleo e umidade, como confirmará um exame superficial dentro da caixa de ar. Eles são frequentemente encontrados oleosos e/ou úmidos por dentro.

Alguns sistemas são piores que outros, pergunte ao proprietário de uma velha Honda CB400F com que frequência seu filtro de ar precisa ser trocado devido ao sufocamento com sujeira oleosa e úmida. Nesses, o respiro costumava descarregar diretamente na carcaça do filtro.

A maioria das caixas de ar de hoje incorpora um arranjo de filtro de coalescência mais ou menos eficaz para separar a maior parte da névoa de óleo e umidade dos gases, essa sujeira se acumula em um tubo bloqueado sob a caixa de ar. Isso tem que ser drenado periodicamente removendo uma bucha. Dê uma olhada sob sua caixa de ar para vê-la.

Acabar com essa reciclagem de gases da admissão dá um ganho de potência consistente e mensurável, tipicamente de 1 a 1,5%. Como exemplo, em uma Buell de 82 cv, descobriu-se que ela dá um ganho agradável e consistente de 1 a 2 cv em uma ampla faixa de rpm. O ganho em uma Bonnie de menor potência será menor, mas como porcentagem pode ser pouco mais de 0,5 cv. Em carros potentes com motores grandes, já foram vistos até 5 cv.

Pilotos de arrancada e outros maníacos por potência máxima vão até o fim e até usam uma bomba de vácuo para evacuar o cárter e reduzir as perdas internas. Algumas pessoas pensam que a sucção dentro da caixa de ar faz o mesmo, mas o nível de vácuo na maioria das velocidades é muito baixo para ter esse efeito.

A reciclagem do blow-by, da maneira que a fábrica faz, custa um pouco de potência em uma ampla faixa. Uma pequena parte dos ganhos de potência observados por nossos cartazes na remoção da caixa de ar deve ser creditada à eliminação forçada dos arranjos de respiro removendo a caixa de ar.

Eu fiz o meu substituindo a mangueira pré-formada por uma mangueira de carro de 12 mm adequada em forma de "U", algumas braçadeiras de mangueira e um grampo "P" revestido de borracha para segurar o filtro em um dos parafusos do coletor, coloquei o filtro pequeno para impedir a entrada de sujeira em plena vista, é uma coisa cromada agradável e adiciona um pouco mais de brilho, além de provocar perguntas do público em geral: "O que é aquilo, senhor?". O buraco que resta na caixa de ar pode ser bloqueado por uma bucha de borracha adequada ou aparafusando um velho parafuso M8 lá.

A maneira mais fácil seria usar a mangueira existente, desconectada da caixa de ar e equipada com um filtro adequado na extremidade. Isso pode ser colocado perto da caixa de ar, na parte superior do cárter.

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#4 ·
Interessante. Você supõe que ambos os pistões caindo juntos encontrem uma resistência significativa, com o cárter tendo que respirar através de um pequeno tubo? O mesmo vale para o movimento ascendente, eu acho, eles estariam deixando um vácuo parcial para trás.

Isso presumivelmente também roubaria potência.
 
#6 ·
Interessante. Você supõe que ambos os pistões caindo juntos encontram uma resistência significativa, com o cárter tendo que respirar através de um tubo pequeno? O mesmo vale para o movimento ascendente, eu acho, eles estariam deixando um vácuo parcial para trás.

Isso presumivelmente também roubaria potência.
A mangueira que usei tem o mesmo diâmetro interno da original, então caberia no bico de tubo existente. Eu sei que alguns preparadores aumentam o tamanho da saída do respiro para facilitar a passagem de gases o máximo possível, e até instalam respiros adicionais nas cabeças dos cilindros e até nas caixas laterais.

Um exemplo bobo são aqueles motores clone da Honda usados em muitas monkey-bikes, karts, pit-bikes, etc. Os chineses fabricam esses motores com base no design original Honda Cub 50-70-90cc, mas aumentam a cilindrada para até 150 cc sem aumentar os arranjos de respiro do cárter.

As pessoas instalam respiros extras para obter uma melhor resposta do acelerador e potência.
 
#8 ·
Outra boa dica, Forchetto.

Tenho usado um filtro de espuma na extremidade do tubo de respiro do cárter, é uma modificação bem conhecida nos círculos de corrida que os gases do cárter não são bons para os motores... então não os reciclamos de volta para os carburadores.

Só uma coisa...

Tenha cuidado para não deixar óleo sair do filtro se não o posicionar corretamente.

Normalmente, é sensato ter o filtro mais alto, perto dos carburadores, se puder.

Fique de olho nele após uma corrida em alta velocidade. Se não houver sinal de óleo do filtro, tudo bem.

Se vir algum óleo... coloque-o mais alto.
 
#9 ·
Tenha cuidado para não deixar o óleo sair do filtro se não o posicionar corretamente.

Normalmente, é sensato ter o filtro mais alto, perto dos carburadores, se puder.

Fique de olho nele após uma corrida em alta velocidade. Se não houver sinal de óleo do filtro, tudo bem.

Se você vir um pouco de óleo... coloque-o mais alto.
S.
Obrigado pela dica. Vou ficar de olho nisso. No momento, tudo o que recebo disso são muitos chiados e sopros.
 
#10 ·
válvula de verificação de freio unidirecional

Em Norton Commandos (e acredito que em Triumphs mais antigos, talvez outros) é uma prática comum instalar uma válvula de verificação de freio unidirecional (cerca de $4 na sua loja de autopeças local) no tubo de respiro. Ele permite que os gases escapem do cárter, mas não entrem, proporcionando um efeito de vácuo. A razão pela qual as pessoas fazem isso (e a razão pela qual eu fiz) é para reduzir a infiltração de óleo causada pela pressão e vedações fracas, e definitivamente fez a diferença, mas também se pensa que proporciona um pequeno aumento de potência devido à menor pressão do cárter. Eu me pergunto se haveria algum benefício em instalar uma válvula semelhante em uma nova bonnie, que não tem problemas de infiltração de óleo...
 
#11 ·
Filtros...

Minha Norton Commando costumava expelir óleo do tubo de respiro quando eu a pilotava com força.

Havia algumas soluções envolvendo válvulas de retenção e garrafas de plástico, pedaços de espuma e arame... :eek:

A maioria das motos modernas tem algum tipo de sistema no respiro do cárter para impedir quase toda a passagem de óleo para a caixa do filtro, mas isso ainda pode acontecer em altas rotações e altas pressões do cárter.

Descobri que o melhor tipo de filtro de respiro é o estilo de espuma como o Uni-Filter porque é auto-oleoso, se você entender meu rumo... :D

Os filtros Uni são laváveis e reutilizáveis e duram muito tempo, também não são afetados pela água.

Aumentar o tamanho do tubo de respiro é bom, mas tem retornos decrescentes por causa das perfurações do cárter.

Em qualquer caso, tirar o respiro da caixa do filtro de ar e acabar com a reciclagem dos fumos e gases da moto é uma coisa boa.


S.
 
#12 ·
Parece que o tubo de ventilação da caixa do cárter entra na caixa de ar logo abaixo da entrada do carburador do lado esquerdo, estou certo? Pergunto-me se isso tem algo a ver com a diferença na cor da vela do lado esquerdo. Tenho notado que a vela do lado esquerdo está um pouco mais pobre do que a do lado direito, especialmente depois de uma longa viagem. Sei que quando o motor está funcionando com a tampa de enchimento de óleo removida, há um monte de blow-by saindo do orifício de enchimento.
 
#13 · (Edited)
Parece que o tubo de ventilação do cárter entra na caixa de ar logo abaixo da entrada do carburador do lado esquerdo, estou certo?
Isso mesmo. Observação interessante. Algumas pessoas em posts recentes também observaram que um tubo de escape muda de cor mais rápido que o outro, coincidentemente parece ser também o tubo esquerdo.Aqui estão alguns tópicos sobre o assunto:http://www.triumphrat.net/twins-talk/81613-cause-for-concern.htmlhttp://www.triumphrat.net/twins-technical-talk/71816-not-nsync.html
 
#14 ·
Mudança da localização do respiro do cárter

Olá Forchetto!

Boa escrita! Faz muito sentido! Alguns carros de corrida de arrancada em que eu costumava trabalhar evacuavam o cárter com vácuo dos coletores de escape. Uma mangueira ia de cada tampa de válvula para o coletor. Maneira conveniente de se livrar do óleo e dos vapores de blow-by.

A propósito, quem fabrica o respiro que você está usando?
 
#18 · (Edited)
A UNI também fabrica respiros. Acabei de encomendar um UP-123 que é do tipo de encaixe de 1/2". Apenas outra opção - tenho certeza de que todos funcionam bem.
Eu uso um Filtro BP-13 Uni. Eu postaria uma foto se você pudesse redimensioná-la para mim, Prop? O Win 7 não redimensionará minhas fotos.


S.
 
#19 ·
#21 ·
O óleo drena de volta para o cárter Forchetto? Caso contrário, ele acabará saturando e pingando. Olhando para sua orientação, o óleo se acumulará na parte mais baixa do filtro de qualquer maneira. Já vi outros usarem este método com o filtro sendo inserido dentro de um 'recipiente' (ou uma garrafa de plástico)
Sem gotejamentos até agora. Raciocinei que a mangueira "U" mais longa poderia apresentar uma barreira ascendente suficiente para que qualquer óleo escorresse de volta. Se eu vir algo acumulando no filtro, terei que reposicioná-lo mais para cima e na vertical, suponho.
 
#22 ·
Fotos de outros respiradores instalados seriam boas de ver.
 
#23 ·
fotos de respiração

Motolink, alguns exemplos para você:

Encaixe recente em 08 efi:
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Versão anterior em carburador 06:
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O 'filtro' é realmente apenas uma malha, para impedir que pequenas criaturas e pontas de cigarro descartadas descuidadamente sejam sugadas para o motor, eu suponho. A versão anterior que eu tinha na moto por cerca de um ano, nem uma gota na caixa de manivelas, apenas manchas ao redor da malha. A pequena névoa de óleo que é criada simplesmente sai para a atmosfera :eek:
 
#26 ·
Obrigado, ótimas fotos e algumas boas ideias, muito apreciado. Definitivamente vou instalar um respiro
 
#30 ·
Devo ter perdido a parte onde alguém colocou uma bicicleta num dinamómetro e publicou os resultados.

A afinação do respiro é um assunto polémico, porque diferentes motores respondem de forma dramaticamente diferente, e a menos que a configuração de fábrica fosse extremamente deficiente de alguma forma (pense em Nortons a cuspir óleo por todas as costuras), normalmente há muito pouca potência a ser ganha. As motos que Forchetto mencionou (Buell e Triumph) têm uma semelhança trivial (dois cilindros) e muitas diferenças muito importantes (volume da cárter, mais um cárter seco e respiros cronometrados na Buell, para citar apenas os mais importantes). Isso não quer dizer que não funcione, mas também não há garantia de que funcione.

A internet está absolutamente cheia de informações inúteis sobre isso, porque parece algo simples onde a lógica deve ser aplicada, então as pessoas inventam todo tipo de explicações para o porquê de um motor se comportar de uma certa maneira quando um certo tipo de respiro é instalado. A lógica não se aplica aqui. Para obter boas informações, você tem que testar, porque nenhum motor responde da mesma forma. Existem algumas generalizações, mas os detalhes dependem do motor em questão. A maioria dos motores produz mais potência sob vácuo moderado do que sob nenhum. Quanta potência depende do motor e varia dramaticamente de motor para motor. Quanto isso encurta a vida útil do motor varia dramaticamente de motor para motor também. (O vácuo no cárter diminui a pressão do óleo, entre outras coisas.) Alguns funcionam bem por um longo tempo. Alguns explodem depois de algumas horas. Há uma maneira de dizer quais são quais, e é caro.

Para pequenas diferenças de pressão (digamos, entre um respiro sob ligeiro vácuo e um respiro aberto à pressão ambiente), os efeitos na potência e na durabilidade são muito menores e podem ir para qualquer lado, especialmente quando o ligeiro vácuo vem da caixa de ar. Isso não quer dizer que não valha a pena experimentar, apenas que se você vai experimentar, você não faz nada de bom a menos que meça os resultados.

As opções disponíveis da TPUSA e BP são apenas respiros abertos com catch cans embutidos. Nenhuma diferença funcional entre eles e um tubo alto com um filtro, além da estética. No entanto, eles forneceriam um bom (se caro) ponto de partida para uma configuração de extrator de exaustão, porque você realmente deve usar um catch can, a menos que queira borrifar óleo por toda parte se algo der errado.

FWIW, estou a debater-me com a questão de reservar algum tempo extra no dinamómetro para o novo motor para resolver o problema do respiro, porque, tanto quanto sei, não foi muito explorado com estes motores. Estou inclinado a não me preocupar porque, sem uma caixa de ar, usar um respiro aberto é óbvio, e ir para uma válvula de retenção ou um extrator de exaustão completo abre a porta para os problemas de durabilidade mencionados. Quem sabe, no entanto? Talvez eu tente de qualquer maneira e apenas observe de perto a pressão, o nível e a viscosidade do óleo? Acho que veremos em algumas semanas.
 
#33 ·
A maneira mais fácil seria usar a mangueira existente, desconectada da caixa de ar e equipada com um filtro adequado na extremidade. Isso pode ser colocado perto da caixa de ar, em cima do cárter.
Eu tentei a mesma configuração quando instalei meu eliminador de caixa de ar. O kit veio com um filtro tipo tela de metal; para garantir, coloquei uma meia de microfone de espuma (custa alguns dólares em qualquer loja de música) sobre a extremidade e prendi-a com uma braçadeira. A grande desvantagem dessa abordagem é que a parte superior do pivô do meu braço oscilante estava sempre coberta de sujeira oleosa e eu perdia cerca de meio litro de óleo entre as trocas. Eu considerei seriamente apontar o tubo para cima, como vi outros fazerem; mas isso parecia muito desorganizado quando tentei. Minha solução foi colocar um cotovelo de nylon de 1/2" (12 mm), farpado, 90* na extremidade e passar a mangueira do aquecedor automotivo morro acima até a parte traseira do meu para-lama. A mangueira é bem colocada e não é visível, o vapor de óleo condensa-se da corrente e volta para o motor. A meia de espuma permaneceu seca, então eu a substituí por um elemento filtrante de papel (US$ 15,00 em qualquer loja de autopeças); parece melhor e eu não recebo perguntas idiotas sobre ser um microfone para uma câmera de vídeo. :D .......................James.
 
#35 ·
Atualização do respiro

Pessoal,

Demorou um pouco para aparecer, mas a localização do respiro na minha postagem anterior na página 3, tem depositado uma película de óleo na cárter :eek: Eu nunca tive um problema com depósitos de óleo nas duas gêmeas anteriores que fiz isso, mas eram Scramblers com o virabrequim de 270'. Eu não sei se essa é a diferença, mas eu realoquei o respiro mais para cima de qualquer maneira:
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Eu tinha muitas mangueiras sobressalentes com curvas pré-formadas, sobrando das várias remoções de Ai em gêmeas Hinkley e uma Transalp. Eu consegui juntar três seções para rotear perfeitamente da saída da cárter para a nova localização do filtro:
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Se eu tiver algum problema com esta configuração, avisarei.

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ps. o relé é para minhas manoplas aquecidas