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Ajuda necessária com a fiação do Triumph 3TA

762 views 35 replies 7 participants last post by  StuartMac  
#1 ·
Olá a todos, estou tentando recablear meu 593TA, pois os chicotes estavam por toda parte e se desfazendo. Tenho um novo chicote, mas as cores não correspondem exatamente e o diagrama de fiação não diz onde vão os fios no retificador. Os novos fios do chicote são vermelho, verde, roxo, verde claro e o retificador é de estado sólido. A moto é de terra positiva. Preciso saber quais fios conectar ao + no retificador e a única outra parte que consigo ver diz AC? Obrigado
 
#2 ·
Olá,
593TA
fios novos da bobina são vermelho, verde, roxo, verde claro e o retificador é de estado sólido, a moto é de terra positiva
as cores não correspondem estritamente e o diagrama de fiação não diz quais fios vão para onde no retificador
Sim, o problema é o manual que você deveria estar usando - Manual de Instruções Triumph nº 4 - não foi escrito para pessoas que tentam algo sem o mais básico entendimento do que estão tentando alcançar - no seu caso, refazer a fiação de uma moto de 66 anos de idade sem o mais básico entendimento de eletricidade simples.

Embora eu responda à sua pergunta direta, você deve saber que está fazendo absolutamente a coisa errada ao refazer a fiação de uma moto de 66 anos com qualquer tipo de cópia de um chicote de 66 anos, é tolice porque a eletricidade moderna é muito mais simples graças aos avanços desses 66 anos - para parafrasear a piada final de uma velha piada "irlandesa", se você quer chegar a uma moto com eletricidade moderna confiável, você não começa com princípios de 66 anos.

Entendimento básico
O fato de o diagrama de fiação mostrar uma bateria e um alternador significa que a moto tem duas fontes de energia elétrica; no entanto, como uma bateria produz Corrente Contínua (CC) enquanto um alternador produz Corrente Alternada (CA), uma bateria e um alternador não podem ser conectados diretamente juntos - o retificador no meio retifica CA para CC para manter a bateria carregada e permite que o alternador alimente outros "consumidores" - ignição, iluminação - sem que sua saída entre em conflito com a saída da bateria.

Você postou "a moto é de terra positiva". Se você olhar mais atentamente o diagrama de fiação, há uma linha rotulada "VERMELHO" entre o "+" da BATERIA e um símbolo de 'terra'. Há também uma linha do "RETIFICADOR" para um símbolo de 'terra'. Então, por que o fio "vermelho" do chicote perto do retificador não se conectaria ao terminal positivo do retificador? Especialmente porque você pode usar seu multímetro configurado para Ohms para verificar se os dois terminais do fio Vermelho estão conectados através do chicote?
Image

... embora nem todos sejam rotulados exatamente da mesma forma, o terminal positivo é sempre aquele a 90 graus dos outros três.

Em seguida, olhando mais atentamente o diagrama de fiação, observe a linha marcada "ROXO" entre "RETIFICADOR" e "INTERRUPTOR DE ILUMINAÇÃO E IGNIÇÃO". Como outro terminal do interruptor está conectado ao "-" da BATERIA, mais reflexão não sugere que o fio roxo deva ser conectado ao terminal negativo correspondente do retificador, especialmente se o retificador estiver marcado com "-" perto do terminal diametralmente oposto ao terminal positivo?

Em seguida, observe que o diagrama de fiação mostra uma linha marcada "VERDE CLARO" entre "ALTERNADOR" e "RETIFICADOR"; então pelo menos um dos seus fios "verde claro" do chicote não corresponde a isso? Agora você sabe que o alternador gera CA, se um dos terminais do retificador tiver "~" no retificador sob o terminal, esse é o símbolo para CA. O outro terminal de CA do retificador é aquele diametralmente oposto.

Finalmente aqui, na minha experiência, é muito provável que o outro fio "verde claro" do chicote deva ser conectado ao outro terminal de CA do retificador; no entanto, você deve verificar isso verificando as conexões do chicote para os fios do estator do alternador e, se necessário, novamente usando a função Ohms do seu multímetro entre as conexões do retificador e do estator do chicote.

MAS (e é um J-Lo) ... na minha opinião, você está cavando um buraco para si mesmo usando uma cópia de um chicote de 59 anos e um retificador simples:-

. Assim como o chicote antigo da sua moto, o novo chicote da sua moto não tem regulação automática de Volts e Amperes do alternador - sem isso, você não pode instalar um alternador mais potente, um farol mais potente ou qualquer iluminação LED na sua moto. Sua primeira postagem diz que você está customizando sua moto para um visual "desert sled" - você está realmente mantendo a carenagem para montar o interruptor combinado de iluminação e ignição PRS8 (tão antigo quanto a fiação original?) é necessário para o que passou por "regulação" da saída do alternador quando sua moto foi construída?

. Como básico, você pode substituir o retificador simples existente da moto por um regulador/retificador moderno combinado - com um reg./rec., a regulação da saída do alternador será automática, você pode instalar um alternador mais potente, um farol mais potente, iluminação LED conforme desejado. (y) No entanto, seja claro, nenhum reg./rec. caberá no espaço atualmente ocupado pelo retificador simples; reg./rec., você terá que selecionar um novo espaço para ele, precisará de fios, terminais, ferramentas de crimpagem, isoladores para conectar o reg./rec. desse espaço ao chicote da moto.

. Mesmo sem um novo alternador com saída aumentada, conectar o retificador à bateria através do interruptor de iluminação/ignição era ruim para a confiabilidade, (n) a Lucas abandonou a ideia em 66 quando as últimas motos britânicas que regulavam a saída do alternador com interruptores operados pelo piloto converteram para regulação automática.

Normalmente, eu sugeriria que fazer o novo chicote da moto é uma ideia muito melhor, especialmente para uma moto customizada - conectar com as cores corretas do diagrama, terminais, ferramentas de crimpagem, isoladores, etc. estão todos disponíveis em pelo menos três varejistas britânicos; o custo total será aproximadamente o mesmo que um chicote pronto para uso, mas você terá ferramentas e peças de reposição quando terminar. (y) Fazer um novo chicote é possível mesmo começando com pouco conhecimento elétrico; no entanto, você tem que estar preparado para pensar logicamente e, para parafrasear a velha citação de Donald Rumsfeld, você tem que fazer muitas perguntas antes de fazer algo para que haja menos "desconhecidos desconhecidos". :cool:

Hth.

Atenciosamente,
 
#3 ·
Isso é muito útil e obrigado por todas as informações, não vou manter a nacele ou o interruptor PRS8, pois o interruptor estava em pedaços e não é o visual que eu estava procurando, então quero ter um interruptor de ignição e luz separado, consegui obter uma faísca em ambas as velas conectando o verde escuro e o verde claro do alternador ao AC no retificador e conectando o roxo e o terminal negativo da bateria aos + e -, isso me deixou com um fio vermelho que presumo ser uma terra para o retificador, também o marrom / azul e o fio branco juntos parecem fazer a conexão e coloquei um interruptor de balancim nisso por enquanto não tenho ideia se isso está certo, mas fiquei feliz em pelo menos obter uma faísca, mas se carrega etc. é outra história quando eu resolver esse problema, o próximo será como conectar a iluminação etc.
 
#4 ·
Olá,
consegui obter uma faísca em ambas as velas
(y)

No entanto, na minha opinião, pare aí, apenas juntando fios, sem fusíveis (outra coisa errada com um chicote de '59, qualquer chicote Britbike pré-'66), você arrisca danos com um curto-circuito. Na minha opinião, pense em interruptores e nas funções comutadas que você deseja, pois eles governarão as rotas dos fios, o que governará os números e comprimentos dos fios.

não manter a nacela ou o interruptor PRS8
querer ter um interruptor de ignição e luz separado
Divagando um pouco, ao selecionar peças elétricas - por exemplo, interruptores - aconselho, como princípio, a tentar usar peças padrão de Britbike tardias, ou pelo menos peças com funções que os proprietários de Britbikes tardias reconhecerão. Semelhante com as cores dos fios, aconselho as cores padrão Lucas tardias para as mesmas conexões/propósitos.

As razões são: as peças estão facilmente disponíveis; se você precisar de ajuda mais tarde, qualquer pessoa que tente ajudar não terá que decifrar sua lógica pessoal antes de poder ajudar. Você nem sempre poderá usar peças Britbike; quando não puder, pague mais do que o mais barato no Ebay por aqueles de uma moto com um diagrama de fiação online para que, se precisar de ajuda, você possa mostrar o diagrama de fiação.

querer ter um interruptor de ignição e luz separado
colocou um interruptor basculante por enquanto
Interruptor de ignição - há uma escola de pensamento que diz que dar corda em um carburador. e dar partida são tão alienígenas para a maioria dos motociclistas, que serão alienígenas para qualquer ladrão em potencial, então algo como um interruptor basculante ou de alavanca é bom o suficiente como um interruptor 'mestre' on/off, sem chave para perder. No entanto, na minha experiência, isso não permite o espírito humano mesquinho, que deixaria o interruptor ligado para descarregar a bateria...

Interruptores separados, onde você vai montá-los? O interruptor de iluminação é relativamente fácil, desde que você esteja feliz em usar uma das conchas de farol padrão Britbike e um interruptor de alavanca Lucas ("toggle").

Por outro lado, alguns dos lugares onde a Triumph montou o interruptor de ignição como padrão, é como se Meriden tivesse um comitê (que se reunia toda sexta-feira ao meio-dia no pub?) para bolar o lugar mais inconveniente. Ausente o desejo de montar o interruptor de ignição ao lado do velocímetro, o próximo "conveniente" suporte padrão Triumph é na "orelha" de montagem do farol do lado da transmissão, mas isso assume que você quer as carenagens do garfo correspondentes entre as mesas?

Se um interruptor de ignição com chave for pretendido, tenha em mente que algumas Triumphs têm um interruptor combinado de ignição e iluminação como padrão, com um interruptor incorporado em um cluster do guidão apenas para ligar/desligar o farol.

conectando o verde escuro e o verde claro do alternador
se carrega ou não é outra história
Mmmm ... as cores dos fios do estator (junto com um fio de cor "verde médio"?) dizem que este é provavelmente o alternador original, é certamente muito antigo. Portanto, quer "carregue" ou não, sua saída mesmo quando nova era mal adequada. Hoje ... :cool: ... um novo alternador estaria no topo da minha lista de compras ...

isso me deixou um fio vermelho que estou assumindo ser um terra para o retificador
Ao fazer a fiação da sua moto, desaconselho fortemente assumir que os componentes elétricos "aterrados" em pedaços de metal aleatórios da moto tenham um condutor elétrico confiável a longo prazo para um terminal de bateria (positivo da bateria para "terra positivo"). Que o chicote inclua um fio Vermelho específico para o positivo do retificador diz que, mesmo em '59, enquanto o retificador original poderia "aterrar" através de sua montagem, Lucas não considerou isso confiável, forneceu um fio isolado que foi conectado entre a montagem do retificador e outros fios Vermelhos no chicote ao terminal positivo da bateria. Quando a Triumph produziu a última moto "dry frame" em 1976, seu chicote Lucas padrão continha uma rede de fios Vermelhos que conectava quase todos os componentes elétricos ao positivo da bateria (em contraste, quem projetou o chicote OIF de '71 para Triumph e BSA excluiu uma série de melhorias que haviam sido feitas até '70, que nunca foram reincorporadas nos chicotes OIF posteriores (n)).

o marrom/azul e o fio branco juntos
não tenho ideia se isso está certo
Marrom/Azul é o código de cores Lucas para "energia não comutada" em motos, que é o fio entre (em "terra positivo") o negativo da bateria e o "interruptor mestre" que isola todos os outros componentes elétricos da bateria.

Por outro lado, Branco liso é o código de cores Lucas para "energia comutada" - entre o "interruptor mestre" e os componentes que devem estar "ligados" quando o "interruptor mestre" está "ligado". Portanto, quer o seu "interruptor mestre" escolhido tenha uma chave, ele deve estar entre os fios Marrom/Azul e Branco.

Para mais tarde, um componente com um fio de "energia comutada" Branco pode ser outro interruptor, para um ou mais componentes que não estão sempre "ligados" quando o "interruptor mestre" está "ligado", mas não devem funcionar quando o "interruptor mestre" está "desligado"; por exemplo, um interruptor de luz de freio.

como ligar a iluminação
Desejo de "luzes de estacionamento" ausente (ou o interruptor de iluminação se torna outro "interruptor mestre"), o interruptor de iluminação pode ser alimentado pelo interruptor de ignição. Embora você possa querer as luzes acesas durante o dia, desaconselho usar o farol e ter a luz traseira acesa, especialmente se você tiver que se contentar com o alternador original fraco por qualquer período de tempo.

Se você considerar meu conselho anterior de usar componentes Britbike prontos para uso, o interruptor de iluminação de alavanca que a Wassell fornece como "Lucas" tem três posições - desligado, piloto (diga conectado a um ou mais LEDs brancos na frente da moto) e farol; o interruptor também desliga qualquer coisa conectada ao terminal "piloto" quando a posição "farol" é selecionada e vice-versa. (y)

Fusíveis
Mencionados apenas brevemente até agora, o mínimo absoluto deve ser um fusível no único fio realmente conectado ao terminal de "terra" da bateria (positivo da bateria no momento). Aconselho um fusível automotivo comum / suporte de lâmina e, ao selecionar o suporte, considere um tipo que possa ter um ou mais suportes conectados a ele, para armazenar um ou mais fusíveis sobressalentes na moto.

Apenas por interesse, você está considerando instalar indicadores?

Hth.

Atenciosamente,
 
#5 ·
Conselhos muito úteis que, eu estava a pensar num simples interruptor de alavanca para as luzes e novamente numa simples ignição de chave montada num painel lateral com os 2 furos (Tiger 90) e o interruptor da buzina e o feixe baixo igual ao original montado no guiador, nenhum pisca-pisca seria montado (pelo menos nesta fase) estou a pensar corretamente pelo que disse que Castanho/Azul e Branco para ligar / desligar a ignição. não está perto de North Yorkshire por acaso !!!!!
 
#7 ·
Olá,
pensando em um simples contato de chave montado em um painel lateral com os 2 furos
Será um Lucas 30608:-

... note que o interruptor e a trava/chaves são peças separadas.

A propósito, se você quiser ver peças Lucas online, digite "lucas " e o número da peça na barra de pesquisa do seu navegador, o navegador retornará imagens e links para vários revendedores com estoque. No entanto, esteja ciente de que, embora o revendedor Triumph de longa data TMS tenha um site, seu estoque não está vinculado online; sempre vale a pena verificar seus preços em comparação com os de revendedores com estoque online, muitas vezes acho que a TMS é a mais barata para as mesmas peças. (y)

pensando em um simples contato de chave montado em um painel lateral com os 2 furos
Um dos lugares inconvenientes onde o comitê mencionado:cool: o colocou. Era apenas um interruptor de chave a partir de '66; anteriormente, o interruptor de ignição era um interruptor rotativo. Problema com o interruptor de chave no painel lateral é que os motociclistas o batiam com as pernas, quebravam a parte serrilhada da chave na trava, :rolleyes: por isso a Meriden o moveu para a "orelha" de montagem do farol a partir de '68.

pensando em um simples interruptor de alavanca para as luzes
Na minha opinião, não; é necessário um controle de iluminação melhor do que apenas um único interruptor liga/desliga:-
Interruptor de alavanca ("toggle") Lucas
... é a peça número 31788 ou 35710.

No entanto, se você for em frente e usar o painel lateral com dois furos, considere usar o segundo furo para o interruptor rotativo de iluminação Lucas 34289:-

pensando no interruptor da buzina e no feixe baixo igual ao original montado no guidão
Dois problemas a serem observados com este interruptor de buzina/feixe baixo "igual ao original":-

. Requer dois pequenos furos roscados no guidão esquerdo para montar o interruptor, restringindo sua escolha de guidões; esqueça de fazer furos em qualquer guidão, requer ferramentas de máquina sofisticadas e um gabarito para fazer os furos com precisão.

. A buzina/feixe baixo "igual ao original" é um buraco de coelho sem saída - a buzina "funciona" quando o botão faz "terra" no guidão, então:-

.. a própria buzina é especial, deve ser isolada de sua montagem, não pode fazer "terra" através de sua montagem como a maioria das buzinas modernas faz;

.. para obter os elétrons do botão ou do guidão confiavelmente, para que a buzina realmente soe confiavelmente quando o botão é pressionado, requer algum trabalho extra;

.. se você decidir mais tarde que deseja indicadores, você descartará todo o trabalho, pois os botões de buzina em conjuntos de interruptores funcionam convencionalmente.

está certo em pensar que Marrom/Azul e Branco para ligar/desligar a ignição
Marrom/Azul é o fio entre (em "terra positivo") o negativo da bateria e o "interruptor principal" que isola todos os outros componentes elétricos da bateria.

Por outro lado, Branco liso é [para fios] entre o "interruptor principal" e os componentes que devem estar "ligados" quando o interruptor principal está "ligado".

seu "interruptor principal" escolhido
deve estar entre os fios Marrom/Azul e Branco
... ou seja, seu interruptor Lucas 30608 "contato de chave" acima teria o fio Marrom/Azul da bateria conectado a um dos terminais em forma de "U" em sua parte traseira, o fio Branco conectado ao outro terminal em forma de "U".

nenhum indicador seria instalado
Na minha opinião, aconselho a repensar. Uma 3TA é lenta, muitos usuários da estrada não têm ideia do que são sinais manuais e, além disso, quando você quer indicar para a direita por qualquer motivo, a mão necessária está controlando o punho giratório. Meu T150 não tem indicadores, coisas simples como indicar para ultrapassar é um problema. Eu aprecio que você não estará ultrapassando na autoestrada em uma 3TA, mas há muitas outras situações. Dê uma olhada no site da M&P ou pesquise "indicadores de motocicleta" no Fleabay, há muitos pequenos e discretos.

Razão para pensar nisso agora é que, se alguns indicadores de LED particularmente atraentes parecerem atraentes, os de "terra negativo" são muito mais comuns do que os de "terra positivo", é mais fácil mudar para "terra negativo" agora do que quando a moto está construída.

perto de North Yorkshire
Uh-uh, Highlands.

foto do retificador deles toda ligada
Com todo o respeito, por quê? :confused: Sua moto não pode continuar usando um retificador simples.

Reg./rec. barato e confiável - reg./rec. mais conector ou se você quiser pagar o extra pelo estoque na GB.

Espero que ajude.

Atenciosamente,
 
#8 ·
Além do excelente conselho que Stuart forneceu, posso acrescentar a minha opinião sobre os erros que cometi quando fiz o meu.

Assumindo que você vai fazer um novo chicote de fios conforme recomendado.

A primeira tarefa é fazer um diagrama de fiação, eu usei o power point para fazer o meu, mas papel e lápis servem, desde que você tenha uma borracha grande. Você precisará disso daqui a alguns anos.

Eu usei conectores de bala tradicionais, mas alguns dos que comprei eram lixo e ficavam se soltando. Tenho mudado para o estilo japonês que se encaixam. Muito melhor.

Eu usei minhas próprias cores para os fios. Grande erro, tente manter as cores da Triumph. Tente combinar as cores com as pontas dos componentes elétricos. Nem sempre é possível.

Instale um fio terra em todos os componentes ou pelo menos perto deles, tente não depender do quadro para o terra.

Eu falhei em colocar a fiação para os indicadores. Mesmo que você não planeje colocar indicadores, coloque os fios. Será um incômodo se você mudar de ideia mais tarde.

Planeje e encaixe a seco todos os seus componentes. Não assuma que você pode fazê-los caber. Há rumores de que juntar os fios do alternador e dos platinados pode causar problemas. Eu fiz isso na minha BSA e não tive problemas.

Se você tiver conexões expostas ao tempo, por exemplo, fios dos platinados e do alternador, use conexões à prova d'água.

Definitivamente mude para LEDs.

Eu mudei para terra negativo. Não se incomode, pois você pode obter todos os componentes elétricos para o terra positivo existente. (A menos que você queira).

Finalmente, usei fita auto-amalgamante para cobrir o chicote. Ótimo material, mas não se cair gasolina sobre ele. Você também precisa de mais proteção quando o chicote passa ao redor da caixa de direção.

John

Stuart, eu estaria interessado na sua opinião sobre estas sugestões. Cada dia é um dia de aprendizado.
 
#9 ·
Olá John,
Assumindo que você vai fazer um novo tear como recomendado.
primeiro trabalho é fazer um diagrama de fiação, usei o power point para fazer o meu, mas papel e lápis está bom, desde que você tenha uma borracha grande. Você vai precisar disso em alguns anos.
(y)

Usei conectores de bala tradicionais, mas alguns dos que comprei eram lixo e continuam se separando.
Depende da ferramenta de crimpagem? A que comprei no início dos anos 1980 faz uma crimpagem hexagonal completa, (y) uma barata que comprei recentemente:-

... só crimpa com dois lados opostos. :(

Ferramentas de crimpagem hexagonal ainda estão disponíveis, só não são baratas ... :cool:

tenho mudado para o estilo japonês que se encaixam. Muito melhor.
Comecei com "balas Lucas" crimpadas hexagonalmente porque coisas como conjuntos de interruptores de guidão vinham com elas como padrão; mudá-las para outra coisa e depois descobrir que a peça não funcionava e ter que mudá-las de volta antes que a peça pudesse ser devolvida era uma chatice. :(

Hoje em dia, "coisas como conjuntos de interruptores de guidão" vêm com "balas japonesas" (embora geralmente sem o isolador :rolleyes:). Duas coisas para observar com elas:-

. Elas vêm em dois tamanhos - 3,6 mm. (diâmetro externo da bala, também conhecido como "3,5 mm.") e 3,9 mm. (também conhecido como "4 mm."), ter a tomada de ID correta é sábio, mas apenas 3,9 mm. estão disponíveis na GB. O único lugar que conheço 3,6 mm./3,5 mm. estão disponíveis no varejo em quantidades razoáveis é Cycle Terminal nos EUA, mas o cara não parece gostar de lidar fora dos EUA - tive que pedir a um amigo nos EUA para comprar o que eu queria, e ele me enviar.

. Como mostra a página da web da CT, quatro fios é o maior número que pode ser conectado em comum, enquanto são até oito com "balas Lucas" de 3/16" de diâmetro externo, que certamente uso ao criar a rede de "terra" de qualquer bicicleta.

usei minhas próprias cores para os fios. Grande erro
:) Tenho que dizer, porém, quando adicionei relés para o farol, fiz algo semelhante; quando descobri toda a extensão dos códigos de cores de fios Lucas/British Standard, como isso foi mais fácil ... obviamente as cores de fios corretas estavam disponíveis na loja ... :rolleyes:

tente manter as cores Triumph.
+1.

Tente combinar as cores com as caudas nos componentes elétricos. Nem sempre é possível.
Mmmm... alguns dos fabricantes de peças elétricas de reposição são bastante casuais sobre as cores corretas dos fios ... :cool:

Instale um fio terra em todos os componentes ou pelo menos perto deles, tente não depender do quadro para o terra.
+1.

Planeje e ajuste a seco todos os seus componentes. Não assuma que você pode fazê-los caber.
+1.

alguns rumores de que juntar os fios do alternador e dos platinados pode causar problemas.
Fios do alternador próximos aos fios entre as Caixas Eletrônicas EI e as unidades de gatilho são onde os problemas de interferência são mais prováveis de serem encontrados. Eletricidade e magnetismo estão ligados inextricavelmente; se um fio está conduzindo, ele terá um campo magnético ao redor dele; o magnetismo induz movimento de elétrons nos fios (como funciona um alternador); a corrente relativamente alta entre o estator do alternador e o retificador ou reg./rec. poderia induzir uma pequena corrente nos fios de gatilho EI paralelos adjacentes; os fios de gatilho EI carregam uma corrente baixa de qualquer maneira, as eletrônicas EI funcionam medindo a corrente e as tensões variáveis para calcular o avanço/atraso da faísca; as eletrônicas EI não conseguem distinguir entre corrente/volts da unidade de gatilho e corrente/volts induzidos por outra fonte de energia; o risco é o avanço/atraso da faísca incorreto para a rotação. :(

Recentemente descobri fio blindado de baixo custo em Polevolt que tem praticamente a mesma área de seção transversal do condutor que o 9/0.30 que uso normalmente (então "balas Lucas" para fio 9/0.30 devem caber bem (y)). Comprei alguns metros do blindado para experimentar no Boyer-Bransden Mk.3 do T100.

conexões abertas ao tempo, por exemplo, fios de platinados e alternador, use conexões à prova d'água.
Se usar "balas japonesas" e soquetes, se tanto a bala quanto o soquete tiverem os isoladores corretos, os isoladores se selam um no outro quando a bala é inserida no soquete, (y) faz uma vedação quase à prova d'água. Quase completamente à prova d'água se o soquete for preenchido com vaselina (geléia de petróleo para leitores não britânicos) antes que a bala e o isolador sejam instalados.

Definitivamente mude para LEDs.
Mmmm... a única coisa que eu questionaria é o farol. Se você tem 100% de certeza absoluta de que nunca, jamais andará nem mesmo ao anoitecer (porque ficou mais tempo do que o pretendido na casa de um amigo?), uma lâmpada de farol LED barata servirá. Por outro lado, se você não quer que o uso da sua moto seja definido pelo farol, um bom quartzo-halogênio é muito mais barato que um bom LED.

Mudei para terra -ve. Não precisa se preocupar, pois você pode obter todos os componentes elétricos para o terra +ve existente, até mesmo LEDs
Mmmm... a exceção são os faróis completos de LED; não conheço nenhum com terra positivo?

Não consegui colocar a fiação para os indicadores. Mesmo que você não planeje colocar indicadores, coloque os fios. Será um incômodo se você mudar de ideia mais tarde.
Usei fita auto-amalgamante para cobrir o chicote. Ótimo material, mas não se a gasolina cair nele. Você também precisa de mais proteção, pois o chicote passa ao redor da caixa de direção.
Nunca embrulhei nenhum chicote que construí. O primeiro, eu o construí na moto usando abraçadeiras de nylon reutilizáveis para prender os fios aos tubos do quadro (mais do que os dois comprimentos VWP disponíveis no Ebay). Eu pretendia embrulhá-lo, mas queria testar meu trabalho primeiro. Então, quanto mais tempo passava sem problemas, mais a falta de problemas de acesso como no chicote embrulhado original ... (y)

O único "embrulho" que faço são comprimentos curtos de Conduíte Corrugado Dividido/Tubo Corrugado "Dividido" sobre os fios expostos entre, por exemplo, a frente do tanque e a caixa do farol - o Dividido/"Dividido" é no sentido do comprimento do Conduíte/Tubo, então os fios não precisam ser desconectados para instalar/remover o Conduíte/Tubo. (y) Adicionar ou remover fios é rápido, nenhuma proteção adicional é necessária ao redor da caixa de direção do quadro.

Hth?

Atenciosamente,
 
#11 ·
Olá John,

(y)

Depende da ferramenta de crimpagem? A que comprei no início dos anos 1980 faz uma crimpagem hexagonal completa, (y) a barata que comprei recentemente:-
View attachment 870147
... só crimpa com dois lados opostos. :(

Ferramentas de crimpagem hexagonal ainda disponíveis, só não são baratas ... :cool:

Encontrei o mesmo problema de balas soltas nos conectores, nada a ver com a crimpagem no fio, eram balas muito pequenas ou conectores superdimensionados. Obtê-los todos da mesma fonte é a resposta.
 
#12 ·
Olá Mick,
Encontrei o mesmo problema de pinos soltos nos conectores, nada a ver com a crimpagem no fio, eram pinos muito pequenos ou conectores superdimensionados.
A crimpagem de um "pino Lucas" reduz seu diâmetro interno em uma certa quantidade, o que deve resultar em um ajuste justo no condutor.

Mesmo quando comecei minha primeira recablagem no final de 1982, o fio tinha áreas de seção transversal métricas - por exemplo, fio comum de 14 fios, cada fio tem 0,30 mm. OD, totalizando 1 mm² de seção transversal do condutor.

No entanto, o fio antigo da Lucas tem fios 32SWG = cada fio tem apenas 0,274 mm. OD, totalizando menos de 1 mm², a crimpagem da maioria dos terminais de pino modernos não reduz seu diâmetro interno o suficiente para fazer o ajuste justo necessário no condutor ligeiramente menor. :(

Dito isto, encontrei um problema com os pinos, particularmente em fios modernos "de parede fina" 32/0,20. Deveria ter 1 mm² de seção transversal também, mas na única vez que fui forçado a usá-lo (comprado pelo proprietário da bicicleta), tive um trabalho danado para fazer os pinos grudarem. 🤬 Só tive o problema uma vez, pois me recusei a usá-lo desde então ... :cool: Por outro lado, sempre uso 28/0,30 de parede fina para fios comuns a vários circuitos, nunca tive problemas com isso e com os pinos. :confused:

Obtê-los todos da mesma fonte é a resposta.
+1. Tenho usado Vehicle Wiring Products desde que eram Merv Plastics, também tenho usado os Autosparks mencionados por décadas.
Hth.

Atenciosamente,
 
#13 ·
Mick
Tive o mesmo problema. O pacote que comprei da AES estava bom, mas um complemento do eBay era de péssima qualidade.

Minha ferramenta de crimpagem barata estava boa na maior parte do tempo, recorri a soldar algumas das conexões e sempre estanhava os fios desencapados antes de crimpar. Algumas pontas crimpadas distorceram, mas não se soltaram.

Usei um pequeno maçarico de cozinha para soldar as pontas, um ferro de solda normal não consegue aquecer a ponta inteira o suficiente para a solda fluir sem derreter o isolamento do fio.
John
 
#14 ·
Mick

Eu tive o mesmo problema. O pacote que comprei da AES estava bom, mas um complemento do eBay era de péssima qualidade.

Minha ferramenta de crimpagem barata estava boa na maior parte do tempo, eu acabei soldando algumas das conexões e sempre estanhava os fios desencapados antes de crimpar. Algumas pontas crimpadas distorceram, mas não se soltaram.

Eu usei um pequeno maçarico de cozinha para soldar as pontas, um ferro de solda normal não consegue aquecer a ponta inteira o suficiente para a solda fluir sem derreter o isolamento do fio.
John
Eu tenho uma unidade de solda por indução (ferro) que aquece muito rapidamente (usada para eletrônica pesada no trabalho), embora eu não tenha tido problemas com os próprios crimps.
 
#15 ·
Tenho os dois tipos de crimpador, o barato funciona muito bem, mas a crimpagem fica feia. Crimpagens hexagonais não são muito tolerantes ao tamanho do fio. Uma vez que a ferramenta hexagonal está fechada, você não pode simplesmente apertá-la um pouco mais. O que eu faço se o fio for pequeno demais e a bucha de ID do tamanho menor não couber, é "preencher" a ID da bucha com alguns fios extras cortados de um pedaço desencapado do mesmo fio. Posso então obter uma crimpagem realmente bonita e confiável. Eu também soldo coisas às vezes, desde que o fio não esteja sujeito a flexão perto do conector e você não permita que a solda suba muito pelo fio, elas podem ser confiáveis, tenho coisas que fiz há 40 anos em bicicletas e sistemas de som que ainda funcionam bem. Um pouco de graxa para manter a umidade fora é sempre bom. É preciso dizer que alguns dos conectores de encaixe que você pode comprar realmente não funcionam muito bem, não seguram as buchas com segurança. Alguns nem "encaixam". Apertar para apertá-los também nem sempre funciona.
 
#16 ·
Aí tem alguns conselhos muito bons, então obrigado por tudo, é muito útil. Do motor tenho 3 fios, 2 vão para o retificador marcado como AC, para onde vai o outro? A cor está um pouco desbotada, mas acho que é verde/amarelo. Posso também colocar um retificador/regulador de 12 volts numa bicicleta de 6 volts, pois é difícil encontrar um de 6 volts que não seja caro. Saudações
 
#17 ·
Olá,
do motor tenho 3 fios, 2 vão para o retificador marcado AC, para onde vai o outro, a cor está um pouco desbotada, mas acho que é verde/amarelo
Já postei - Você Não Pode Continuar Usando o Retificador Antigo - a saída do alternador requer retificação e regulação, o retificador sozinho não pode fazer a regulação, postei links para um regulador/retificador combinado barato e confiável no post nº 7. Se você usar esse regulador/retificador, cada fio do estator do alternador se conecta a um fio amarelo diferente conectado ao regulador/retificador.

posso colocar um retificador/regulador de 12 volts em uma bicicleta de 6 volts
Não é "uma bicicleta de 6 volts", os Volts DC são qualquer que seja a regulação que você selecionar; se você usar o regulador/retificador que sugeri, o DC será regulado para 12V. No entanto, além do regulador/retificador, você precisará trocar a bateria, a bobina de ignição e as lâmpadas por componentes de 12V. Agora é um bom momento para substituir as lâmpadas incandescentes por LED (Light Emitting Diodes).

Hth?

Atenciosamente,
 
#18 ·
Olá Stuart, você poderia me explicar por que não posso simplesmente usar o sistema antigo, pois era o que ele tinha, tudo o que mudei foi colocar um farol diferente com lâmpada de 6V e o mesmo na traseira, e um interruptor de ignição diferente, não estou entendendo por que não funcionaria agora, isso seria útil se eu soubesse o porquê.
Atenciosamente
 
#19 ·
Olá,
por que não posso simplesmente usar o sistema antigo
Você está sentado confortavelmente? :)

não manter o
interruptor PRS8
O interruptor PRS8 era central para o que se passava na regulação da saída do alternador. O Manual de Instruções Triumph nº 4, página 135, descreve como a regulação deveria funcionar, embora seja um pouco difícil relacioná-la com o diagrama de fiação na página 137, pois este está incompleto e tem pelo menos um erro de impressão. :rolleyes: Tentarei preencher as lacunas.

O alternador existente, todos os alternadores que cabem facilmente nessas velhas carcaças, a maioria dos alternadores de motocicleta são de "ímã permanente" - o rotor é permanentemente magnetizado; isso é para simplicidade, controlar a saída do alternador usando o rotor como um eletroímã (como na maioria dos outros veículos) é mais complicado.

Todos os estatores de alternadores de motocicleta consistem em um número de bobinas de fio. O rotor magnetizado passando por essas bobinas estáticas induz movimento de elétrons nas bobinas, o movimento de elétrons é a base da saída de qualquer alternador.

A única regulação que um alternador de ímã permanente possui em si é a velocidade do seu rotor - quanto mais rápido o rotor gira, maior a saída do estator, embora não seja linear. Como isso não é útil em altas rotações do rotor quando pouca da saída do alternador está sendo usada - por exemplo, um passeio no campo em um dia ensolarado, sem iluminação em uso, bateria totalmente carregada - o estator do alternador deve ser conectado a algo que "use" a saída que não está sendo usada por nenhum outro componente elétrico; esse "algo" transforma a saída não utilizada em calor.

O "sistema antigo" da sua moto:

. Como todos os estatores de alternadores de motocicleta Lucas antes do verão de 1978, o estator existente da sua moto tem seis bobinas - ilustrado em TIM4 página 136 - como refere TIM4 página 135, as seis bobinas são conectadas internamente em três pares em série - uma extremidade de uma bobina em um par é conectada a uma extremidade da outra bobina em um par.

. Externamente:

.. o fio Verde Claro está conectado a uma extremidade de todos os três pares;

.. o fio Verde/Amarelo está conectado à outra extremidade de dois dos três pares;

.. o fio Verde Escuro está conectado à outra extremidade do terceiro par.

. Fios Verde Claro e Verde Escuro conectados a terminais AC diferentes do retificador significam que o par de bobinas do estator entre esses fios fornece a pequena quantidade de energia necessária para operar apenas a ignição e manter a bateria carregada para "consumidores de uso ocasional" como a luz de freio e a buzina.

. Motor funcionando, interruptor de ignição parte do PRS8 não em sua posição "Emergency", a saída dos outros dois pares de bobinas do estator era (mais ou menos) "regulada" pela configuração da parte do interruptor de iluminação do PRS8. Significativo aqui é que o diagrama de fiação de TIM4 página 137 mostra:

.. o Verde Escuro do estator também está conectado ao terminal 7 do PRS8 (um terminal do interruptor de iluminação);

.. o Verde/Amarelo do estator está conectado ao terminal 16 do PRS8 (um terminal do interruptor de ignição);

.. mas está incorreto, o diagrama não mostra o Verde Claro do estator (o fio comum a uma extremidade de todos os três pares de bobinas do estator) conectado ao terminal 4 do PRS8 (outro terminal do interruptor de iluminação).

Interruptor de ignição PRS8 ligado e interruptor de iluminação desligado, o Verde/Amarelo do estator (uma extremidade dos dois pares de bobinas do estator) e o Verde Claro (a outra extremidade dos dois pares de bobinas do estator) eram conectados juntos através do PRS8:

. O terminal 16 Verde/Amarelo era conectado dentro do interruptor ao terminal 17;

. O interruptor de ignição ligado conectava o terminal 17 internamente ao terminal 18;

. O terminal 18 era conectado dentro do interruptor ao terminal 5;

. O interruptor de iluminação desligado conectava o terminal 5 internamente ao terminal 4.

Isso significa que a energia gerada por esses dois pares de bobinas do estator não chega à corrente contínua da moto, o curto-circuito gera uma pequena quantidade de calor, que é irradiada pelas bobinas do estator, os fios que as conectam ao PRS8 e o próprio PRS8. Observe também em TIM4 página 135:
Quando nenhuma luz está em uso, a saída do alternador das bobinas de carga da bateria é regulada a um mínimo pela interação do fluxo do rotor estabelecido pela corrente que flui nas bobinas em curto-circuito.

Na posição "PILOT", estas últimas bobinas são desconectadas e os fluxos de regulação são consequentemente reduzidos. A saída do alternador aumenta, portanto, e compensa a carga adicional da luz de estacionamento.
Simplesmente, o interruptor de iluminação na posição "PILOT" não conecta mais o terminal 5 ao terminal 4.

TIM4 página 135 continua:
Na posição "HEAD", a saída do alternador é ainda mais aumentada pela conexão de todos os três pares de bobinas [do estator] em paralelo.
Como acima:

. O terminal 16 Verde/Amarelo era conectado dentro do interruptor ao terminal 17;

. O interruptor de ignição ligado conectava o terminal 17 internamente ao terminal 18;

. O terminal 18 era conectado dentro do interruptor ao terminal 5;

. O terminal 5 era conectado dentro do interruptor ao terminal 6 ...

... no entanto, o interruptor de iluminação ligado conecta o terminal 6 ao terminal 7, o terminal 7 tinha o fio Verde Escuro conectado, ao mesmo terminal do retificador que o fio Verde Escuro do estator, o retificador estava retificando a saída de todas as seis bobinas do estator, mas apenas quando o interruptor de iluminação estava na posição "HEAD".

A falha significativa deste tipo de regulação de saída do alternador é que não era automática; se algo tão simples como a lâmpada do farol falhasse, como o interruptor de iluminação estava na posição "HEAD", a saída total do alternador ainda entrava nos circuitos elétricos DC da moto... geralmente a bateria fervia, pingando e espirrando seu ácido sulfúrico na moto; hoje, uma bateria AGM ou de gel em uso será "queimada". :(

É exatamente por isso que a Triumph abandonou este tipo de "regulação" - para regulação automática - há sessenta anos.

por que não posso simplesmente usar o sistema antigo
Espero que agora esteja claro? :)

colocar um interruptor de ignição diferente
Tenha certeza, se a moto "funcionava" sem a regulação feita pelo PRS8, diz que o alternador provavelmente não está funcionando totalmente; francamente, não é surpreendente para um alternador de 66 anos que nem era muito potente quando era novo.

colocar um farol diferente com lâmpada de 6v e o mesmo para a traseira
você talvez consiga ver seu farol se sentar em um quarto completamente escuro à meia-noite.
Mesmo que você ande de moto apenas durante o dia, a menos que você more em uma ilha remota na costa escocesa, você estará andando com veículos do século 21 com iluminação LED brilhante; você e sua moto serão invisíveis para outros usuários da estrada.

Espero que ajude.

Atenciosamente,
 
#21 ·
As novas cores dos fios do retificador/regulador são 2 amarelos, 1 preto e 1 vermelho. As instruções indicam que se você tiver um estator de 3 fios, ele pode ser convertido para 12 volts conectando o verde/preto e o verde/amarelo do estator juntos e, em seguida, conectando ao amarelo no retificador/regulador. Conecte o verde/branco do estator ao outro amarelo. Minhas cores de estator são verde escuro, verde claro, verde/amarelo, alguma sugestão? obrigado
 
#22 ·
As novas cores dos fios do retificador/regulador são 2 amarelos, um preto e um vermelho, as instruções indicam que se você tiver um estator de 3 fios, ele pode ser convertido para 12 volts por
conectar o verde/preto e o verde/amarelo do estator juntos e depois conectar ao amarelo do retificador/regulador
conecte o verde/branco do estator ao outro amarelo, minhas cores do estator são verde escuro, verde claro, verde/amarelo, alguma sugestão? obrigado
Olhe o seu manual de oficina, você verá que o verde/amarelo é o retorno comum para todas as 3 bobinas, então conecte-o a um dos amarelos do retificador/regulador. Em seguida, conecte os outros dois fios do estator juntos e conecte-os ao outro amarelo do retificador/regulador. Você ainda está usando o estator e o rotor originais? Boa sorte para obter saída suficiente, você pode precisar dela.