Triumph Rat Motorcycle Forums banner
21 - 40 of 282 Posts
Absolutamente incrível a forma como você aborda este projeto! Você está realmente criando uma moto de peças, o que será incrível no final :cool:

Vejo que você fez uma investigação adequada do tempo das cames nesses motores 955 e 1050. É muito interessante ver que a Triumph mudou significativamente o tempo das cames ao longo dos anos. Comparando todos os modelos S3, revela-se um aumento constante no ângulo de separação do lóbulo, com menos sobreposição. A duração da cames diminuiu um pouco, embora a potência tenha aumentado de 110 cv (955) para 148 cv (1050RS). Você acha que seria benéfico executar um S3 99-01 com os ângulos de separação do lóbulo do S3 RS?
 
Discussion starter · #22 · (Edited)
Obrigado, vai demorar um pouco, mas mal posso esperar para ver como vai ficar.

Eu acho que a tendência geral de reduzir a sobreposição é cumprir as metas de emissões, pois isso pode aumentar o combustível não queimado no escapamento.

Para responder à sua pergunta, as cames originais da primeira geração 955 Speed Triple, definidas para os centros de lobo RS (105/108), dariam um ângulo de separação do lobo de 106,5°, sobreposição de 27° e 1,5° de avanço. Além de um pouco mais de sobreposição, isso corresponde exatamente ao RS. Eu não sou especialista em cames, mas acho que isso geralmente criaria mais torque na faixa inferior de rotações e reduziria um pouco a extremidade superior.
 
Discussion starter · #23 · (Edited)
Hora da atualização! As minhas peças RS chegaram, então fiz algumas medições e instalação. As novas camisas são definitivamente de alumínio e são um pouco diferentes das camisas de ferro fundido que vão substituir. Em primeiro lugar, elas têm de ser montadas de uma forma específica e têm marcas de fundição para mostrar. A afiação também parece boa.



Além disso, em vez de uma face plana na lateral, elas têm um ressalto na parte superior e inferior da face lateral, presumo que seja para permitir o fluxo de líquido de arrefecimento entre as camisas para um arrefecimento mais uniforme. Tentei tirar uma foto, mas o ressalto é muito pequeno, por isso é difícil de ver. De acordo com o manual de serviço RS, uma vez instalado, você deve ser capaz de passar uma lâmina de calibre de 0,1 mm entre as camisas. Presumo que seja para permitir a expansão térmica sem distorcer as camisas.



Eu estava errado sobre os pistões serem forjados, eles são fundidos. Há marcas de fundição claras na parte inferior, e até o rótulo diz isso! Eles devem ser um design mais forte para suportar as 1000 rpm extras, talvez uma liga diferente ou processo de fabricação. Lendo sobre os processos de fabricação de pistões, os pistões forjados são mais densos, o que lhes confere sua força extra em comparação com um pistão fundido, mas isso significa que eles se expandem mais quando aquecidos. Isso exige uma folga pistão/furo mais solta para que não emperrem em temperaturas normais de operação, o que significa uma vedação do cilindro mais pobre quando frio.



Os pistões RS são visivelmente mais 'castelados' na coroa do que os pistões de estoque, e o lado de escape é marcado por duas covas fundidas na coroa e uma seta na parte inferior. A Triumph não se preocupou em mencionar isso no manual de serviço RS, então tive que descobrir olhando para os rebaixos das válvulas, acabei desenhando uma seta em cada coroa do pistão com um lápis para não errar ao montá-los.



Verifiquei todas as folgas das extremidades dos anéis do pistão e as folgas das ranhuras dos anéis e combinei meus pistões com as camisas, então comecei a trabalhar removendo as camisas antigas usando a ferramenta que Rob Blackburn me emprestou. Isso foi tão fácil que foi cômico e eu tinha todos os três em meia hora. Comecei com o cilindro 3 usando a ferramenta e tirei-o sem problemas.



Eu estava girando a cambota para colocar o próximo pistão na parte inferior do furo para abrir espaço para a ferramenta, e a camisa do cilindro 1 subiu com o pistão! Usei a ferramenta para terminar de puxar a camisa e então comecei no nº 2. Quando estava apertando a bucha, notei que a camisa estava girando no furo com a bucha, então dei um puxão e ela saiu sem ter que usar o parafuso de tração.



É bom que Rob me tenha avisado sobre a vedação das camisas depois de girar o motor sem a cabeça. É certo que ficou sem cabeça por cerca de 6 meses, o que não ajudou. Tendo removido as camisas, posso ver que elas são mantidas no lugar em um motor montado pela cabeça do cilindro. Sem a cabeça, elas são mantidas no lugar apenas por uma mancha de selante. Deixe-me reiterar, não gire a cambota com a cabeça do cilindro desligada, a menos que você tenha prendido as camisas no lugar!

Removi os pistões em seguida, o processo é bastante simples. Gire a cambota para que um pistão esteja no PMS, depois puxe o grampo e o pino do êmbolo e o pistão levanta. No entanto, parece que tirar o grampo é incrivelmente complicado, seja fazendo isso pela extremidade superior ou inferior do motor. O pino do êmbolo do pistão nº 1 foi um porco para tirar, acho que havia um lábio na ranhura do grampo que o impedia de sair suavemente como os outros. Tive que colocar uma chave Allen grande no furo do pino e bater nele com um martelo, livrei-me dele.
 
Discussion starter · #24 · (Edited)
Antes de instalar as camisas, é preciso limpar todo o selante deixado pelas antigas. Isso é bem fácil com um limpador de freio, um pano e as unhas.

A instalação dos pistões RS é o inverso da remoção, mas é preciso garantir que os anéis do pistão estejam todos devidamente alinhados para obter uma vedação adequada. O anel superior e o segundo anel são fáceis o suficiente, mas os anéis de óleo e o expansor precisam estar em lugares diferentes e são difíceis de ajustar sem mover os outros. Falando em dor, se você acha que tirar os circlips é complicado, posso dizer que é pior colocá-los. Cortei meu dedo indicador com bastante gravidade no primeiro cilindro quando a chave de fenda que eu estava usando escorregou, então, junto com a lubrificação de montagem caseira (mistura de óleo de motor/graxa de molibdênio 50/50), há sangue nesses pistões. Espero que a magia do sangue ajude o motor a funcionar melhor. Também deixei cair repetidamente circlips nos furos e tive que pescá-los com uma vareta magnética. No terceiro pistão, eu tinha descoberto um método para colocar o circlip um pouco mais facilmente, mas você ainda precisa de 3 mãos, na verdade, coloquei uma extremidade do circlip e trabalhei com a chave de fenda em volta da circunferência, empurrando-o para dentro da ranhura.



Eu diria que achei a instalação da camisa bem simples, mas cometi um erro, então não acho que posso afirmar isso, rsrs. Comecei no cilindro 3 e limpei o furo da camisa com lubrificante de montagem, depois passei um filete de Threebond 1215 ao redor da face de acoplamento. É preciso ter muito cuidado ao colocar a camisa sobre os anéis do pistão, e consegui desalojar o anel raspador de óleo inferior e não percebi. Bati a camisa para baixo no furo e comecei nos outros dois. Todos entraram com bastante facilidade, mas o último (cilindro 1) foi girado um pouco, então tentei girá-lo no lugar usando um punção no ressalto que mencionei anteriormente. Isso não funcionou, então usei a cambota para levantá-lo um pouco e usei um grampo G como uma chave enorme para colocá-lo na orientação correta, depois assentei-o novamente. Com os três dentro, verifiquei com um calibrador de folga e ele se encaixa entre todas as camisas, conforme especificado no manual RS, então isso é bom.

Então percebi que o pistão nº 3 estava sentado de forma estranha e percebi que tinha pego um anel, então tirei a camisa de volta e encontrei um anel de óleo danificado no fundo da camisa :eek:😭 Felizmente, a camisa e o pistão não foram danificados.



Meu próximo pensamento foi que os anéis do pistão vêm como um conjunto por £60, mas as sacolas em que todos vieram têm os números das peças individuais! Verifiquei com a Fowlers e você pode comprá-los individualmente, então tenho um novo anel de controle de óleo no correio por £6, o que me faz sentir um pouco menos idiota haha. Por enquanto, tenho duas camisas presas no lugar (grampos também cortesia de Rob Blackburn) e um pouco de selante para limpar enquanto espero o anel chegar.



Eu não fazia ideia de que você poderia comprar os anéis separadamente, pois eles sempre são listados como um conjunto nas fichas de peças. Eles são o mesmo conjunto de anéis usado em motores 1050 anteriores, então aqui estão os números das peças para a posteridade:

Conjunto de anéis de pistão – T1120728

Anel de pistão superior – T1120710

2º anel do pistão – T1120720

Anel de controle de óleo – T1120727

Expansor do anel de óleo – T1120726

Anel de controle de óleo – T1120727


Edição: Aparentemente, a Triumph não venderá os anéis individuais, veja postagem nº 37

Os pistões RS chegam ao nível da parte superior da camisa no PMS, espero não ter problemas com as folgas das velas de ignição ou das válvulas...

Pesei todas as camisas e pistões por interesse, e retirei 1404g do motor, o que é bom saber. Os pistões RS são ligeiramente mais pesados e, sem dúvida, sua distribuição de massa é diferente, então o motor não será devidamente balanceado. Eu nem consegui começar a analisar como a Triumph dividiu a massa de equilíbrio entre os contrapesos da cambota e a árvore de equilíbrio, então a única maneira de remediar definitivamente isso seria usar a cambota e a árvore de equilíbrio RS. Isso é muiiiito caro, então vou ficar com meu motor ligeiramente desequilibrado e espero que não encurte catastroficamente a vida útil do motor.

Camisas originais - 829/832/834g
Camisas RS - 353/357/357g

Pistões originais - 252/253/250g
Pistões RS - 260/259/260g

Por fim, pensei que tinha conseguido uma câmara de admissão Gen 1 955 pela módica quantia de £25, mas, ao medi-la, a elevação é de cerca de 8,5 mm em vez de 9,35 mm. Vou entrar em contato com a Triumph para tentar identificá-la e posso retirar a câmara de admissão do motor da minha moto para comparar, pois, em teoria, elas devem ser idênticas.

Eu estava curioso, então medi as outras três árvores de cames que tenho e descobri que a elevação do lóbulo é 0,1 - 0,2 mm menor do que a especificação em todas elas, o que acho que é para levar em conta a folga da válvula. Estou com dificuldade para visualizá-lo, mas acho que, se você definir as folgas das válvulas para ficarem na extremidade solta da tolerância, obteria um pouco mais de elevação da válvula? Assunto para reflexão.
 
Discussion starter · #25 · (Edited)
Fiquei um pouco em pânico com a possível interferência da vela de ignição/cabeça do pistão, então comprei algumas velas (CR9EIA-9 para combinar com a RS) e coloquei uma na cabeça para ver quanto espaço há entre a extremidade da vela e a superfície da junta da cabeça. Há alguns mm de folga, então isso não será um problema, eu apenas inventei. Crise fictícia evitada lol, e agora pelo menos tenho as velas.
 
Droga, este é um projeto interessante de acompanhar, se eu encontrar um motor 1050 com um preço razoável durante o inverno, posso seguir os seus passos com a minha 98 cafe daytona, tem agora um motor 955 de 03, mas estou no mercado à procura de um soco de gama média sério que lhe falta e uma alta compressão 1050 poderia realmente ser o que o médico recomenda 🤔
 
Discussion starter · #27 ·
Saúde, se você for em frente e terminar o seu antes de mim, vou tentar não ficar chateado haha
 
Discussion starter · #29 · (Edited)
Amo!

Você deveria dar uma olhada no tópico Daytona 1075R de Rob Blackburn, você pode optar pelos pistões e camisas RS com as cames Daytona em um 1050, deve ser divertido [emoji6]
 
Você teve muita sorte com aquele anel de 6 libras 😅 Bom que você o encontrou a tempo, antes que ele mastigasse seu belo forro brilhante.

É ótimo ver todas essas fotos detalhadas! Fotos de componentes internos são difíceis de encontrar, pois a maior parte desse tipo de trabalho é feito em concessionárias / oficinas de tuning que não costumam documentar o que é feito em uma moto.

Obrigado pelo feedback relacionado à árvore de cames, aliás ;-)
 
Discussion starter · #31 ·
Sim, notei que os outros 2 camisas eram muito mais fáceis de bater nos furos e isso me deixou preocupado. Sem prêmios para quem notou que sou uma pessoa ansiosa lol. Eu sei que verifiquei se os anéis dos pistões estavam todos devidamente encaixados nos outros 2 cilindros antes de colocar as camisas mais adiante, você pode verificar usando o recorte na parte inferior da camisa.

Percebi que cometi um erro de digitação no valor de sobreposição que lhe dei, deveria ser 27° e não 23° (esse é o valor RS). Também atualizei a postagem original.
 
Excelentes fotos dos novos pistões e camisas. Espero que consiga colocar o anel de óleo inferior de volta no número três sem retirar as outras camisas. Boa sorte - você é um homem corajoso.

Cumprimentos

Rob
 
Discussion starter · #34 ·
Sim, eu também, odiaria ter que puxar os revestimentos de volta e arriscar estragar mais anéis para colocá-los novamente. Acho que o anel de óleo não deve ser muito difícil de colocar de volta, eles têm que se expandir para um tamanho maior do que o pistão para chegar lá em primeiro lugar, então eu só preciso ser gentil.
 
Tempo de atualização! As minhas peças RS chegaram, por isso fiz algumas medições e instalação. As novas camisas são definitivamente de alumínio e são um pouco diferentes das camisas de ferro fundido que vão substituir. Em primeiro lugar, elas têm de ser montadas de uma forma específica e têm marcas de fundição para mostrar. A afiação também parece boa.

View attachment 731063 View attachment 731061

Além disso, em vez de uma face plana na lateral, elas têm um ressalto na parte superior e inferior da face lateral, presumo que seja para permitir o fluxo de líquido de arrefecimento entre as camisas para um arrefecimento mais uniforme. Tentei tirar uma foto, mas o ressalto é muito pequeno, por isso é difícil de ver. De acordo com o manual de serviço RS, uma vez instalado, você deve ser capaz de passar uma lâmina de calibre de 0,1 mm entre as camisas. Presumo que seja para permitir a expansão térmica sem distorcer as camisas.

View attachment 731062

Eu estava errado sobre os pistões serem forjados, eles são fundidos. Existem marcas de fundição claras na parte inferior, e até o rótulo diz isso! Eles devem ser um design mais forte para suportar as 1000 rpm extras, talvez uma liga diferente ou um processo de fabricação diferente. Lendo sobre os processos de fabricação de pistões, os pistões forjados são mais densos, o que lhes dá sua força extra em comparação com um pistão fundido, mas isso significa que eles se expandem mais quando aquecidos. Isso exige uma folga pistão/furo mais solta para que não agarrem em temperaturas normais de operação, o que significa uma vedação do cilindro mais pobre quando frio.

View attachment 731067 View attachment 731069

Os pistões RS são visivelmente mais 'castelados' na coroa do que os pistões de estoque, e o lado de escape é marcado por duas covas fundidas na coroa e uma seta na parte inferior. A Triumph não se preocupou em mencionar isso no manual de serviço RS, então tive que descobrir olhando para os rebaixos das válvulas, acabei desenhando uma seta em cada coroa do pistão com um lápis para não errar ao montá-los.

View attachment 731068

Verifiquei todas as folgas das extremidades dos anéis do pistão e as folgas das ranhuras dos anéis e combinei meus pistões com as camisas, então comecei a trabalhar removendo as camisas antigas usando a ferramenta que Rob Blackburn me emprestou. Isso foi tão fácil que foi cômico e eu tirei todos os três em meia hora. Comecei com o cilindro 3 usando a ferramenta e tirei-o sem problemas.

View attachment 731060

Eu estava girando a cambota para colocar o próximo pistão na parte inferior do furo para abrir espaço para a ferramenta, e a camisa do cilindro 1 subiu com o pistão! Usei a ferramenta para terminar de puxar a camisa e então comecei no #2. Quando estava apertando a bucha, notei que a camisa estava girando no furo com a bucha, então puxei e ela saiu sem ter que usar o parafuso de tração.

View attachment 731059

É bom que o Rob me tenha avisado sobre a vedação das camisas depois de girar o motor sem a cabeça. É certo que ele ficou sem cabeça por cerca de 6 meses, o que não ajudou. Tendo removido as camisas, posso ver que elas são mantidas no lugar em um motor montado pela cabeça do cilindro. Sem a cabeça, elas são mantidas no lugar apenas por uma camada de selante. Deixe-me reiterar, não gire a cambota com a cabeça do cilindro desligada, a menos que você tenha prendido as camisas no lugar!

Removi os pistões em seguida, o processo é bastante simples. Gire a cambota para que um pistão esteja no PMS, depois puxe o grampo e o pino do pistão e o pistão levanta. No entanto, parece que tirar o grampo é incrivelmente complicado, quer você o faça pela extremidade superior ou inferior do motor. O pino do pistão para o pistão nº 1 foi um porco para tirar, acho que havia um lábio na ranhura do grampo que o impedia de sair suavemente como os outros. Tive que colocar uma chave Allen grande no furo do pino e bater nele com um martelo, boa viagem.

View attachment 731064
Que tópico fascinante - bem feito, vou acompanhá-lo e estou ansioso pelo próximo episódio.
Alan
 
Discussion starter · #36 · (Edited)
Finalmente, depois de montar minha moto novamente após medir a árvore de cames, ela não liga. FFS :mad::poop: Ela gira, mas não pega, suspeito que pelo menos uma bobina de ignição finalmente desistiu, pois estava muito rachada na parte superior e a moto tem hesitado em altas rotações ocasionalmente por um tempo.
 
Discussion starter · #37 ·
A Triumph confirmou que não vende os anéis do pistão separadamente, parece que vou ter que comprar um conjunto :(
 
Discussion starter · #39 · (Edited)
Obrigado, mas prefiro não ir pela rota de segunda mão, pois é um pistão e camisa novos, caso contrário eu poderia simplesmente pegar um dos pistões que tirei. Espero vendê-los, então não quero transferir o problema para outra pessoa lol
 
Discussion starter · #40 ·
Peguei um conjunto de anéis da Fowlers hoje. Substituí os dois anéis de controlo de óleo e o expansor para garantir, e assentei com muito cuidado a última camisa. Acho que vou tirar o cárter e verificar se não há anéis escondidos sob os outros pistões, por precaução.
 
21 - 40 of 282 Posts